O Sorriso da Hiena – Gustavo Ávila

Esse é um Thriller que aborda um questionamento interessante; a moral humana é moldada por traumas vividos na infância? Uma inquirição válida e interessante se refletirmos sobre como funciona a mente de um assassino em série. Um Suspense Nacional capaz de deixar qualquer leitor curioso.

Alerta de Gatilhos: Assassinato. Tortura. Violência Psicológica. Violência Física. Agressão. 

Nome: O Sorriso da Hiena
Autor: Gustavo Ávila
Páginas: 368
Editora: Verus


Sinopse: Uma criança é encontrada amarrada em uma cadeira e amordaçada em sua própria casa. Na cena do crime, um triângulo formado por duas cadeiras dispostas em frente a uma terceira; no centro da sala, uma língua decepada sobre o piso. A criança está viva, mas traumatizada. Passando de uma ocorrência única, tudo muda quando um crime semelhante surge em outra parte da cidade. Será que o detetive Artur está lidando com o caso de um Serial Killer?! E que segredos esconde William, o psicólogo designado para cuidar das crianças dos casos.


Resenha Livro - O Sorriso da Hiena - Gustavo ÁvilaO Sorriso da Hiena” é aquele tipo de livro que faz o leitor ficar ansioso para que o crime tenha uma solução e os detetives peguem o culpado. Essa é uma daquelas histórias que, logo de início, revela quem é o grande culpado, fazendo o leitor ansiar para o desfecho de todo suspense que permeia a trama.

E essa revelação não tira o brilho da narrativa.

Na minha concepção, a revelação precoce do assassino, faz com a trama adquira um tom “humano” ao longo de toda a obra, visto que o leitor acompanha tanto a jornada do policial designado para o caso, quanto a jornada tenebrosa do próprio Serial Killer. Quando o leitor conhece o detetive e o assassino, pode assumir que ambos detêm uma construção complexa, humana e repleta de camadas adversas.

A maioria das pessoas não aceita muito bem quando a verdade tem a ver com elas mesmas.”

E um ponto interessante de mencionar, é o fato de que na obra temos uma trama que vai além do Thriller. A narrativa, repleta de um suspense intrigante, discute uma questão mais profunda e psicológica, discorrendo sobre a moral humana e fazendo o leitor questionar se os traumas sofridos na infância podem se tornar o alicerce para que um monstro nasça no futuro.

A questão humana é muito bem explorada na obra, evidenciando uma motivação guiada de egoísmo que leva o assassino a cometer seus atos cruéis. Uma justificativa que revolta, mas que é convincente para o leitor.

Modus Operandi

O Modus Operandi do assassino de “O Sorriso da Hiena” é descrito para leitores que possuem estômago forte.

Aqui, somos brindados com cenas repletas de uma violência explícita e perturbadora. Porém, o que mais choca no modo de matar do Serial Killer é que o crime envolve indiretamente crianças. Afinal, os pais são brutalmente assassinados na frente de seus filhos.

Curioso com a cena daquele ponto de vista, o invasor se sentou no chão ao lado de Marcelo e ficou observando. Era impossível distinguir o motivo do brilho nos olhos atrás da máscara. Havia, ao mesmo tempo, algo de vivo e de morto em seu jeito de olhar. Ainda segurava o alicate, e as gotas de sangue que escorriam da língua explodiam ao tocar o chão.”

Uma tortura física e psicológica que faz o leitor perceber que o mais afetados são os sobreviventes do massacre familiar, visto que ao observarem seus progenitores serem cruelmente torturados e não poderem fazer nada, essas crianças terão traumas severos ao longo da vida.

Confesso que senti bastante revolta ao longo do livro, isso porque, a cada novo caso eu ficava pensando nas crianças e em como tudo aquilo era pesado demais para elas.

Eu senti pena, raiva, dor e acima de tudo, senti que o livro beira a realidade ao ser permeado por uma pessoa que age em prol de seus próprios egoísmos e não percebe o quanto está machucando pessoas inocentes.

Revoltante e doloroso.

Motivação

Entretanto, embora o assassino de “O Sorriso da Hiena” tenha suas motivações guiadas pelo seu próprio egoísmo, é necessário ressaltar que ele não comete seus crimes de forma aleatória ou simplesmente porque quer destruir famílias.

O Serial Killer da narrativa tem um motivo para fazer tudo isso, mas claro, que nenhum pretexto justifica seus atos atroz.

O criminoso teve uma infância difícil e devido a isso, replica o próprio assassinato e tortura de seus pais. Uma criança que desde cedo teve que aprender a se virar porque ficou órfão e ninguém lhe deu a mão, amor ou alento em um momento doloroso e tenebroso de sua vida.

Todas as ações deveriam ser julgadas por suas consequências.”

As escolhas do assassino não justificam seus atos. Mas, sua motivação tem um fundamento interessante, visto que ele foi uma criança que sofreu os mais diversos traumas e amadureceu sem qualquer perspectiva, com a fome da vingança imperando em seu peito.

É assim, que o Serial Killer da trama cresceu, com o intuito de se vingar do mundo, decidido a criar futuros monstros como ele, para que assim, em um futuro alguém pudesse impedi-los.

E se você ainda não compreendeu de fato todo o fundamento do Serial Killer; ele tinha em mente realizar um estudo da mente humana, utilizando crianças como cobaias.

Os traumas nos moldam?!

Ao fim de “O Sorriso da Hiena” eu realmente me questionei se nossos traumas podem moldar nosso caráter.

O passado realmente tem influência para que monstros cruéis e vazios se criem? Existem pessoas tão inertes em sua própria escuridão, que desejam que outros sintam a mesma dor e se tornem monstros vazios como eles?

As questões psicologias em relação a condição da mente humana que são abordadas na narrativa são pertinentes e cabíveis de reflexões. E toda essas divagações e ponderações acerca da complexidade do consciente humano, fica a cargo do psicólogo da narrativa, William, um médico que passa a ajudar as crianças sobreviventes a tentar superar o ocorrido.

Quando a gente entende a dor, para de sentir medo dela e consegue encará-la de frente, argumentar com ela e fazer com que vá embora, ou pelo menos fique em silêncio.”

No fim, resta apenas ao leitor ver os dois lados da moeda; afinal, será que seriamos fortes o suficiente para não nos rendermos a corrupção de nossa moral caso fossemos submetidos a traumas tão fortes quando crianças?! Ou será que nos tornaríamos aqueles monstros que vemos em noticiários?!

Sendo assim, fica aqui uma reflexão do quanto a psicologia é importante em todo e qualquer aspecto da nossa vida; principalmente quando somos crianças e passamos por algum trauma.

Personagens Interessantes

Antes de encerrar a resenha, quero ressaltar que achei todos os personagens da narrativa bem construídos; principalmente o detetive Artur, que conseguiu roubar meu coração e se tornar um querido.

Aqui, temos um detetive com Síndrome de Asperger, Artur, que em vários momentos me tirou alguma risadinha devido a sua sinceridade exacerbada, mas que também conquista o leitor devido a sua inteligência e astúcia para compreender pistas e detalhes.

Às vezes damos a impressão de que gostamos de alguma coisa, quando na verdade só estamos com medo, dor, fome.”

Entretanto, na minha opinião o personagem mais bem construído do livro foi o psicólogo William. Um homem que possuí inúmeras camadas, totalmente complexo em sua própria essência, principalmente por ter uma grande dualidade dentro de si.

Resumindo, personagens humanos.

O Sorriso da Hiena” é uma boa pedida para os amantes de um bom Thriller Nacional. Uma história que apresenta um Serial Killer com uma motivação convincente, personagens complexos e questionamentos profundos sobre o funcionamento da mente humana e a corrupção da nossa moral.


Se interessou pelo livro? Quer adquiri-lo?
Compre através do nosso LINK da Amazon.
Aproveite que o e-book está disponível para quem é assinante do Kindle Unlimited.


Adquirindo a obra através do nosso link, você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a trazer cada vez mais conteúdo legal e bem trabalhado para vocês. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s