Cinco Livros Nacionais que se Tornaram Filmes

Vocês sabiam que no domingo, 19 de junho, foi o “Dia do Cinema Brasileiro”?!

Foi pensando nessa data que eu resolvi criar essa listinha com “Cinco Livros Nacionais que se Tornaram Filmes”.

E olha, tem cada livro incrível na lista!

Então confere as minhas indicações de leitura e já separa a pipoca, afinal depois de ler nada melhor que um bom filminho.


Lembrando que o Link para a compra dos livros estará presente durante todo o post, ajuda bastante se você comprar por ele, pois assim, você pode ajudar o blog sem pagar nada a mais por isso.

 

A ostra e o vento – Moacir C. Lopes


01

Na trama, Marcela vivencia o seu amadurecimento numa ilha em que a solidão só é afastada pela repressão do pai, um faroleiro frustrado e autoritário. Marcela recorre a Saulo, um personagem criado por e para ela, sem corpo físico, mas que a envolve por inteiro, que ama e é amado como nenhum homem. Com a chegada de Saulo na ilha, tudo se transforma.

02Dirigido por Walter Lima Jr., o longa foi lançado em 01 de Setembro de 1997 e está disponível no catálogo da GloboPlay.


Capitães da Areia – Jorge Amado


04

Ao longo de sete décadas a narrativa não perdeu viço nem atualidade, pelo contrário: a vida urbana dos meninos pobres e infratores ganhou contornos trágicos e urgentes. Várias gerações sofreram o impacto e a sedução desses meninos que moram num trapiche abandonado no areal do cais de Salvador, vivendo à margem das convenções sociais. Um romance de formação que nos torna íntimos de suas pequenas criaturas, carentes e ambiciosas.

03

Dirigida por Cecília Amado a adaptação mais recente foi lançada em 7 de outubro de 2011 e infelizmente não está disponível em nenhum Streaming.


Eles não usam Black-Tie – Gianfrancesco Guarnieri


06

A história se passa em uma favela carioca nos anos 1950, e o tema central é a greve em uma empresa. Permeando as articulações grevistas por melhores condições salariais, estão inseridos conflitos e inquietações universais, reflexões sobre a frágil condição humana. Ao mesmo tempo, o enredo apresenta o embate entre pai e filho com posições ideológicas e morais opostas.

05

Dirigido por Leon Hirszman o longa foi lançada em 28 de Setembro de 1981 e está disponível no catálogo da Amazon Prime Vídeo.


O Menino no espelho – Fernando Sabino


07

O menino Fernando, que vem a ser o próprio autor, a viver todas as fantasias de sua infância em aventuras mirabolantes. Ensina uma galinha a conversar, aprende a voar com os pássaros, fica invisível, encontra-se com Tarzã e Mandraze, visita o Sítio do Picapau Amarelo. E, no menino que se vê no espelho, descobre o melhor de si mesmo, a projeção do ideal de pureza que só uma criança pode alcançar – simbolizada, de maneira luminosa, na libertação dos passarinhos.

08

Dirigido por Guilherme Fiuza Zenha o filme foi lançado em 19 de junho de 2014 e está disponível no catálogo da Netflix.


Sonhos Tropicais – Moacyr Scliar


09

Enquanto aguarda a chegada ao Rio de Janeiro de um pesquisador norte-americano interessado na vida do sanitarista Oswaldo Cruz, um médico desempregado relata e reexamina a vida e as lutas desse pioneiro da medicina experimental no Brasil que, no início do século, em meio a dificuldades de toda ordem, combateu as epidemias de peste bubônica, febre amarela e varíola e renovou por completo as políticas de saneamento básico no país.

10

Dirigido por André Sturm o longa foi lançado em 2001 e está disponível na íntegra no YouTube.


E Caso você tenha a Rede Social Skoob, deixarei a seguir, a avaliação que cada um dos livros possuí na plataforma. Aproveita e me segue lá, eu surto bastante em algumas leituras (quando me lembro que o Skoob existe rsrs).

3 comentários em “Cinco Livros Nacionais que se Tornaram Filmes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s