Vocês sabiam que no domingo, 19 de junho, foi o “Dia do Cinema Brasileiro”?!
Foi pensando nessa data que eu resolvi criar essa listinha com “Cinco Livros Nacionais que se Tornaram Filmes”.
E olha, tem cada livro incrível na lista!
Então confere as minhas indicações de leitura e já separa a pipoca, afinal depois de ler nada melhor que um bom filminho.
Lembrando que o Link para a compra dos livros estará presente durante todo o post, ajuda bastante se você comprar por ele, pois assim, você pode ajudar o blog sem pagar nada a mais por isso.
A ostra e o vento – Moacir C. Lopes
Na trama, Marcela vivencia o seu amadurecimento numa ilha em que a solidão só é afastada pela repressão do pai, um faroleiro frustrado e autoritário. Marcela recorre a Saulo, um personagem criado por e para ela, sem corpo físico, mas que a envolve por inteiro, que ama e é amado como nenhum homem. Com a chegada de Saulo na ilha, tudo se transforma.
Dirigido por Walter Lima Jr., o longa foi lançado em 01 de Setembro de 1997 e está disponível no catálogo da GloboPlay.
Capitães da Areia – Jorge Amado
Ao longo de sete décadas a narrativa não perdeu viço nem atualidade, pelo contrário: a vida urbana dos meninos pobres e infratores ganhou contornos trágicos e urgentes. Várias gerações sofreram o impacto e a sedução desses meninos que moram num trapiche abandonado no areal do cais de Salvador, vivendo à margem das convenções sociais. Um romance de formação que nos torna íntimos de suas pequenas criaturas, carentes e ambiciosas.
Dirigida por Cecília Amado a adaptação mais recente foi lançada em 7 de outubro de 2011 e infelizmente não está disponível em nenhum Streaming.
Eles não usam Black-Tie – Gianfrancesco Guarnieri
A história se passa em uma favela carioca nos anos 1950, e o tema central é a greve em uma empresa. Permeando as articulações grevistas por melhores condições salariais, estão inseridos conflitos e inquietações universais, reflexões sobre a frágil condição humana. Ao mesmo tempo, o enredo apresenta o embate entre pai e filho com posições ideológicas e morais opostas.
Dirigido por Leon Hirszman o longa foi lançada em 28 de Setembro de 1981 e está disponível no catálogo da Amazon Prime Vídeo.
O Menino no espelho – Fernando Sabino
O menino Fernando, que vem a ser o próprio autor, a viver todas as fantasias de sua infância em aventuras mirabolantes. Ensina uma galinha a conversar, aprende a voar com os pássaros, fica invisível, encontra-se com Tarzã e Mandraze, visita o Sítio do Picapau Amarelo. E, no menino que se vê no espelho, descobre o melhor de si mesmo, a projeção do ideal de pureza que só uma criança pode alcançar – simbolizada, de maneira luminosa, na libertação dos passarinhos.
Dirigido por Guilherme Fiuza Zenha o filme foi lançado em 19 de junho de 2014 e está disponível no catálogo da Netflix.
Sonhos Tropicais – Moacyr Scliar
Enquanto aguarda a chegada ao Rio de Janeiro de um pesquisador norte-americano interessado na vida do sanitarista Oswaldo Cruz, um médico desempregado relata e reexamina a vida e as lutas desse pioneiro da medicina experimental no Brasil que, no início do século, em meio a dificuldades de toda ordem, combateu as epidemias de peste bubônica, febre amarela e varíola e renovou por completo as políticas de saneamento básico no país.
Dirigido por André Sturm o longa foi lançado em 2001 e está disponível na íntegra no YouTube.
Que bacana! Não conhecia a maioria dos livros e muito menos os filmes
CurtirCurtido por 1 pessoa
Então já anota as dicas pra poder ler a assistir amiga.
CurtirCurtido por 1 pessoa