A feiticeira de São Judas Tadeu dos Milagres – Isa Prospero

Existem histórias curtas que conseguem trazer um mundo único em poucas páginas. Afirmo, que o conto “A Feiticeira de São Judas Tadeu dos Milagres” proporciona uma viagem mágica e bela, com ensinamentos valorosos capazes de aquecer ao coração de qualquer leitor. Essa história, por incrível que pareça, consegue fazer tudo isso em pouco mais de 30 páginas.


“Mas não há magia capaz de fazer o tempo voltar.”

Nome: A Feiticeira de São Judas Tadeu dos Milagres
Autor: Isa Prospero
Páginas: 34
Editora: Publicação Independente


Sinopse: Em um belo dia esquisito, Dona Simone, uma simpática senhora de 83 anos recebe em sua casa um misterioso pacote muito bem embrulhado, presente de sua falecida tia Heloísa. Mal sabia Simone, que da noite para o dia, iria se descobrir bruxa. Mas, como lidar com isso agora, aos 83 anos de idade? É isso que ela e nós leitores vamos descobrir.


A Feiticeira de São Judas Tadeu dos Milagres” foi um dos contos mais maravilhosos que eu tive o prazer de conhecer nesse ano de 2021. Uma história curta, mas que consegue em poucas páginas, cativar e encantar com sua simplicidade narrativa e personagens cativantes que com toda a certeza, o leitor não vai esquecer tão cedo.

Aqui, a autora, Isa Prospero, faz questão de fazer o leitor se sentir imerso na narrativa. Apresentando uma personagem que está se descobrindo bruxa e que sabe tão pouco quanto o leitor. E, é através de suas pequenas descobertas diárias que é possível se conectar com a protagonista, uma senhora de idade imensamente carismática

E como eu amo histórias com protagonistas idosos!

Protagonista Idosa

Esse é o ponto principal que me fez amar de forma incondicional essa narrativa, o fato do leitor ser apresentado a uma protagonista da terceira idade. Uma senhora de 83 anos que mesmo com todas as suas limitações, continua vendo a vida de forma colorida, sempre se propondo a ajudar ao próximo.

“Acordou afobada, achando que estava morrendo. Na idade dela, qualquer emoção forte podia ser a última.”

Em “A feiticeira de São Judas Tadeu dos Milagres“, conhecemos a simpática Dona Simone, que de uma hora para a outra se descobre uma bruxa. É encantador ver a idosa usufruindo, mesmo sem saber, de seus poderes. O mais mágico de tudo, sem dúvida é perceber como ela consegue usar todo o poder que tem para fazer o bem, escrevendo assim, um capítulo belíssimo em sua história de vida.

Simone, é sem dúvida uma personagem de ouro que permanecerá viva na memória do leitor, mesmo após a narrativa se encerrar.

Magia nas pequenas coisas

Uma coisa que essa história de poucas páginas consegue ensinar ao leitor, é como existe magia nas pequenas coisas da vida, e como nós, como seres humanos não sabemos aproveitar isso.

Ao se descobrir bruxa, se você pensa que a idosa vai usar seus poderes para ficar rica, voar ou qualquer outra coisa que pode ser considerada ambiciosa por nós, eu lamento informar, mas nossa simpática protagonista vai usar seu dom para tricotar presentes para seus netos e fazer o melhor bolo de sua vida.

“A magia é uma tradição milenar de conexão com os cosmos e a natureza.”

Sim, são essas pequenas coisas mágicas que a deixam feliz. Ver o sorriso estampado no rosto de um neto, sentir o sabor perfeito de seu bolo de chocolate, ou mesmo conseguir fazer uma faxina decente em sua residência sem sentir dores nas costas e reclamar.

Dona Simone, ensina ao leitor, que existe muito mais magia nesses pequenos atos feitos com perfeição, do que simplesmente conseguir voar por aí.

Empatia pelos personagens

Algo que sempre percebo em contos ou novelas, é o quanto os personagens acabam ficando distante do leitor, não sendo possível sentir uma conexão ou empatia grande por eles.

Esse, é um ponto que muito me surpreendeu em “A Feiticeira de São Judas Tadeu dos Milagres”, afinal Isa Prospero consegue em 30 páginas, executar o que muitos autores em um livro de 500 não consegue; fazer o leitor criar empatia por seus personagens.

“Quando se tranca tudo num espaço pequeno, a gente nem imagina o que vai emergir quando abrir a porta.”

Seja pela simpática Dona Simone, por seu neto Marcos ou mesmo pelo garoto abandonado Heitor. O leitor vai sentir empatia pelos personagens e seus problemas e até mesmo torcer para que ocorra um final feliz para um deles.

São personagens que possuem profundidade dentro da trama, medos e anseios, desejos e vontades. Pessoas com problemas reais e que da forma mais bela possível, conseguem encontrar um no outro um refúgio amigável e familiar.

Um novo capítulo na nossa história

E por último, devo ressaltar o quanto a nossa história pode ter vários capítulos durante a nossa vida. Capítulos esses, que vamos escrevendo ao longo dos anos. A velhice, como nos ensina Dona Simone, não é o fim, mas pode ser o início de muita coisa.

É quando a idosa se enxerga como uma bruxa, que ela vê o quanto a sua vida ainda pode ter inúmeros capítulos a serem escritos por suas mãos.

É dessa forma, que Simone deixa seu legado.

É dessa forma, que nós leitores também podemos deixar o nosso.

“Sua carreira de bruxa estava terminada.”

A Feiticeira de São Judas Tadeu dos Milagres” foi um grande achado. Uma história curta e belíssima que em poucas páginas consegue transmitir várias mensagens positivas ao leitor. Um livro que possui um grande valor narrativo e emocional, transmitindo lições valiosas de como as pequenas coisas da nossa vida podem ser absurdamente mágicas.

Então, fica um recado: Nunca se esqueça, a verdadeira magia, está dentro de cada um de nós.


Se interessou pelo livro? Quer adquiri-lo?
Compre através do nosso LINK da Amazon.
Aproveite que o e-book também está disponível para quem é assinante do Kindle Unlimited.
Adquirindo a obra através do nosso link, você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a trazer cada vez mais conteúdo legal e bem trabalhado para vocês. 😉

2 comentários em “A feiticeira de São Judas Tadeu dos Milagres – Isa Prospero

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s