[Resenha]Antes de dormir – S. J. Watson

Alerta de Gatilhos: Violência Doméstica. 

Imagine acordar todos os dias sem se lembrar de nada do dia anterior. Pior ainda, imagine não se recordar de nada dos últimos vinte anos da sua vida. Tenebroso, né?! Então saiba que essa é a trama desse Thriller.


Nome: Antes de dormir
Autor: S.J.Watson
Páginas: 405
Editora: Record


Sinopse: Christine acordou em um quarto desconhecido, ao lado de um homem que ela nunca viu na vida e vinte anos mais velha do que quando foi dormir. É então que o desconhecido, que se chama Ben e é seu marido, revela que devido a um acidente ela perdeu a memória e suas lembranças são apagadas todos os dias ao dormir. Mas, quem é a Christine? Qual seu passado? O que aconteceu nesses vinte anos? É isso, que o diário escondido dentro de seu armário com a frase “Não confie em Ben” vai revelar.


Livro: Antes de DormirAntes de dormir” é aquele tipo de livro que prende a atenção do leitor ao manter uma áurea de suspense do início ao fim, mesmo que a história por vezes se torne lenta e repetitiva, visto que os mistérios e segredos são revelados através de uma narrativa epistolar que se destrincha aos poucos.

Aqui, acompanhamos o dia a dia de todas as Christines que acordam sem uma lembrança do dia anterior e cada uma delas parece ser uma personagem diferente da outra, mesmo que seja a mesma. Isso se deve ao fato de que em todas as entradas de diário conhecemos um pouco mais da vida da protagonista, acompanhando o que realmente pode ter acontecido com ela.

“Olhei para a foto da mulher ali sentada com seu novo marido, olhando para um futuro que ela não podia e não desejava prever, e pensei no quanto compartilho com ela. Mas é tudo físico. Células e tecidos. DNA. Nossa assinatura química. Porém nada mais além disso. Ela é uma desconhecida. Não há nada que a ligue a mim, nenhuma linha de carretel que eu possa seguir para voltar a ela.”

Esse elemento faz com que a narrativa tenha um suspense que deixa nos deixa absorto na leitura, afinal é quase impossível acreditar em tudo ou em cada personagem apresentado, visto que nos encontramos na mesma posição de Christine, sem saber nada e querendo desvendar tudo.

É assim que essa premissa se torna sensacional.

Amnésia da protagonista

Porque se teve uma coisa que me deixou agoniada em “Antes de Dormir” foi a amnésia de Christine. Eu me coloquei em seu lugar e, dessa forma, compreendi suas confusões mentais, dores, a vontade de querer saber mais e de entender o que estava acontecendo.

Chris é uma personagem frágil e totalmente dependente dos outros e é esse ponto que torna a trama assustadora, perceber que ela não sabe de nada e que as coisas não são o que parecem ser.

“Estamos constantemente modificando os fatos, reescrevendo a história para tornar as coisas mais fáceis, para fazer com que se encaixem na versão que preferimos dos acontecimentos. Fazemos isso de modo automático. Inventamos lembranças. Sem pensar. Se constantemente dissermos a nós mesmos que algo aconteceu, começamos a acreditar que aconteceu de fato e então somos capazes até mesmo de lembrar disso.”

Quando iniciamos a leitura e compreendemos a condição de Christine, vemos Ben, seu marido, cuidar da esposa com uma grande devoção. A princípio, pode parecer uma prova de amor, mas a medida que o leitor se aprofunda na história percebe que nada é o que parece ser e tudo se torna tão confuso quanto a mente da protagonista.

Ou seja, esse é um daqueles livros que possuem reviravoltas chocantes ao longo do enredo e que consegue surpreender em seu desfecho.

Vale mencionar que nas próprias avaliações da Amazon existem comentários a respeito de que o final não foi tão bem explicado e que havia falhas. Particularmente, não achei que foi um desfecho mal explicado ou rápido, achei coerente com tudo que a trama apresentou. Porém, admito que teve um certo ponto que me deixou incomodada, mas não irei mencioná-lo porque seria um grande Spoiler.

Um drama familiar

Por fim, esse é um Thirller que detêm aquela pitada de drama familiar, elemento presente tanto no drama pessoal de Christine que ao não se lembrar de nada sofre com sua condição, quanto em todo o plot que move a história.

Afinal, existem motivos que fizeram a personagem perder a memória e eles são desvendados ao longo do livro, através de lembranças da protagonista e principalmente durante o desfecho do enredo. São motivos que envolvem uma questão dramática em torno do relacionamento de Christine com seu marido Ben.

“Para mim o tempo é elástico, praticamente sem importância. Os anos passaram por mim sem deixar rastros. Os minutos não existem. Eu tinha apenas o tique- taque do relógio no andar de baixo para me mostrar que o tempo estava passando.”

Por fim, ressalto que essa não é uma obra perfeita, mas é daqueles livros que surpreendem por ter um final inesperado, mesmo que este possa ser adivinhado por leitores ávidos do gênero. Eu, como sempre, não desconfiei de nada e até me senti decepcionada quando a trama parecia caminhar para outro lado… Ou seja, o final me surpreendeu positivamente.

Antes de Dormir” é um suspense com uma pitada leve de drama familiar que eu recomendo para leitores iniciantes no gênero que querem uma trama que prende a atenção. É uma história lenta porém a fluidez da narrativa torna a experiência de leitura agradável.


Se interessou pelo livro? Quer adquiri-lo?
Compre através do nosso LINK da Amazon.
Aproveite que o e-book está disponível para quem é assinante do Kindle Unlimited.


Adquirindo a obra através do nosso link, você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a trazer cada vez mais conteúdo legal e bem trabalhado para vocês. 😉
Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s