Conectadas – Clara Alves

Se você está procurando uma leitura leve e divertida para o final de semana, daquelas que deixam o coração quentinho, abordam temas importantes e ainda dispõe de uma quantidade enorme de referências ao Mundo Geek, então esse é o livro certo para você.


Nome: Conectadas
Autor: Clara Alves
Editora: Seguinte
Páginas: 375


Sinopse: Rayssa e Ayla se conheceram dentro da comunidade virtual de um jogo de MMORPG chamado “Féericos”, é a partir disso que as meninas passam a nutrir uma paixão uma pela outra. Entretanto, existe um problema… Desde que se conheceram, Rayssa finge ser seu melhor amigo Léo e Ayla não faz ideia de que Léo é na verdade Rayssa. Porém, quando surge um evento inesperado da empresa que promove o game que elas jogam, Ayla vê a possibilidade de finalmente conhecer seu amado “Léo” e ela fará de tudo para poder encontrá-lo, uma situação que deixa Rayssa desesperada por ver diante de si a probabilidade de perder a pessoa que ama devido a uma mentira.


1Conectadas” é aquele tipo de livro leve que flui rápido devido a imersão que causa ao leitor que se vê a todo instante torcendo para que as meninas se encontrem, a mentira seja revelada, seus problemas sejam resolvidos e elas possam ficar juntas e se amar. Ou seja, aquela história de amor que aquece o coração.

Entretanto, mesmo que seja uma leitura divertida, ao longo da trama existem discussões pertinentes de temas como aceitação, sexualidade, homofobia e bullying. Questões tratadas de forma delicada pela autora, Clara Alves, que constrói uma trama agradável de ler, mas que expõe de forma sutil as dificuldades, dúvidas e medos que surgem durante a descoberta da sexualidade na adolescência.

“A vida real funciona na base do improviso. É quando você esquece o roteiro e só deixa tudo fluir que consegue realmente ser feliz.”

Além disso, essa é uma obra que, com toda a certeza, vai agradar ao publico de leitores Geek e Gamer, visto que além das inúmeras referências a Cultura Pop, a autora constrói todo um universo em torno de um jogo fictício que os fãs de MMORPG certamente vão torcer para que um dia se torne real.

Um livro que fala sobre se esconder

Porque a narrativa inteira de “Conectadas” gira em torno de uma mentira contada por Rayssa. E, vendo de fora, pode até parecer que a invenção da protagonista foi desnecessária, entretanto quando nos colocamos no lugar da personagem, compreendemos suas inseguranças, sendo possível entender o quanto ela tinha medo de não saber lidar com uma possível rejeição.

“Eu estava sempre tentando me encaixar. Sempre tentando ser o que esperavam de mim.”

É fácil se identificar com as duas meninas nesse aspecto. Afinal, embora Ayla não tenha mentido sobre quem realmente era, ela também possuía suas inseguranças, algo que a fazia mentir para si própria e negar a si própria apenas para agradar as pessoas que estavam a sua volta. Ou seja, é nítido o quanto as protagonistas se anulam para atender as expectativas dos outros.

Sendo assim, a conexão que o leitor sente com as personagens é quase instantânea. Afinal, quem nunca se anulou para agradar alguém ou fingiu ser aquilo que não era apenas para se encaixar em um grupo?

Rayssa e Ayla, são adolescentes que evidenciam que o mais importante não é atender as expectativas que colocam sobre nós, mas sim se aceitar e ser feliz sendo quem realmente queremos ser.

Uma leitura que aborda temas importantes

Não podemos deixar de falar nessa resenha o quanto “Conectadas” é uma narrativa sutil ao abordar discussões pertinentes.

Aqui, temos duas adolescentes que estão se descobrindo, encarando pela primeira vez seus desejos. Duas meninas que se amam, mas que tendem a esconder isso de si próprias devido ao medo do que os outros vão pensar.

“Se você não se ama, se não aceita quem é de verdade, então vai sempre decepcionar os outros porque nunca vai conseguir se dedicar cem por cento a ninguém.”

A questão da sexualidade e da aceitação é abordada com delicadeza ao longo de toda a trama, evidenciando o quanto é importante se aceitar para que os outros te aceitem. Além disso, a autora expõe com sutileza as dificuldades da comunidade LGBTQIAP+, afinal discutir esse tema é importante, visto que infelizmente vivemos em uma sociedade em que o preconceito ainda é muito grande.

Outro ponto abordado frequentemente na obra mas com menos ênfase é a questão do preconceito e do assédio que persiste dentro da comunidade Gamer que ainda é bastante hostil com meninas que jogam.

Uma história repleta de referências Geek

E claro que eu não poderia encerrar a resenha sem mencionar o quanto é agradável ler as inúmeras referências ao universo Geek que são feitas ao longo da obra, seja devido ao game que as meninas jogam na trama (que infelizmente é fictício); pela troca que elas fazem com o livro “As Crônicas de Nárnia”; ou uma ida ao cinema para assistir a uma reexibição de “Senhor dos Anéis”.

“Jogar me fazia tirar o peso do mundo das costas e me despia das minhas mentiras.”

Tudo na narrativa faz referência a esse universo rico e poderoso que é a Cultura Pop, seja no cinema, nas leituras e até mesmo em uma troca de presente delicada entre as personagens que fazem do Totoro de “Meu vizinho Totoro” o símbolo do amor delas, algo que eu, particularmente, achei lindo pois evidencia o quanto é importante, dentro de um relacionamento, esse tipo de conexão com o parceiro.

Outra grande referência é em relação a feira de games que me lembrou bastante as feiras de anime que eu costumava frequentar. Os Cosplays, as palestras, os convidados, os jogos de cartas, tudo descrito de forma a fazer o leitor ter a sensação de se sentir parte daquele mundo mágico.

Ou seja, a obra perfeita para os apreciadores da Cultura Pop.

Conectadas” é aquela leitura leve, divertida, que aquece o coração e ao mesmo tempo expõe de forma delicada e sutil temas importantes de serem debatidos. Uma narrativa fofa, carregada de inúmeras referências ao mundo Gamer, Geek e a Cultura Pop.

Então, se você é fã de MMORPG e de “Meu vizinho Totoro”, tenho certeza de que vai se encantar por essa história.


Se interessou pelo livro? Quer adquiri-lo?
Compre através do nosso LINK da Amazon.


Adquirindo a obra através do nosso link, você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a trazer cada vez mais conteúdo legal e bem trabalhado para vocês. 😉
Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s