[Resenha] Homens sórdidos – A Trilogia dos Indignos: Volume 01 – F. H. Hingst

Alerta de Gatilhos:
Violência. Tentativa de Estupro. Cenas Gore.

Histórias distintas que se interligam ao longo das páginas formando uma única narrativa repleta de traições, aventuras e momentos recheados de violência com uma pitada de fantasia. Essa é a dica de leitura de hoje.


Nome: Homens Sórdidos – A Trilogia dos Indignos: Volume 01
Autor: F. H. Hingst
Páginas: 329
Editora: Publicação Independente


Resenha do Livro: "Homens Sórdidos"Homens Sórdidos – A Trilogia dos Indignos: Volume 01” é o primeiro volume de uma fantasia medieval que segue a linha de contos Fix-up em que cada conto apresenta um protagonista que segue suas próprias motivações.

Ou seja, os personagens apresentados coexistem no mesmo universo e as narrativas se interligam para formar uma única trama que é composta por uma teia de intrigas repleta de segredos, mistérios e uma boa dose de fantasia, o que torna a experiência de leitura única.

Aqui, não acompanhamos indivíduos bons ou maus, mas sim pessoas que estão inseridas dentro de uma “zona cinzenta” de personalidade. Todos agem conforme suas convicções, ambições e percepções de certo ou errado. Ou seja, são construídos com base no egoísmo humano e é essa característica que os torna reais.

“Nada se perde nessa vida, mas se transforma, se transmuta, se renova.”

A construção de mundo da obra é composta por uma fantasia medieval repleta de seres místicos que vão desde bruxas tenebrosas que ajudam ou atrapalham os narradores dos relatos, até mesmo, lobisomens que podem servir como mártir, vilão ou herói.

E embora eu tenha achado a leitura lenta, principalmente devido a escrita rebuscada do autor o que pode tornar o livro enfadonho em certos momentos, ainda assim, essa foi uma trama que me envolveu devido aos bons momentos de ação e construção de personagens bem desenvolvidos em um mundo muito bem articulado e descrito.

Um livro com muitas narrativas

Algo a se destacar é o fato dos contos se chocarem em um interesse central narrativo que tem como foco uma guerra entre reinos distintos.

Ao longo do livro, acompanhamos pessoas que estão em ambos os lados desse conflito, cada um detendo seu ponto de vista e fazendo o que pode para conquistar a vitória e os territórios do reinado inimigo. Ou seja, é impossível para o leitor escolher um lado, afinal as histórias são interessantes a partir das suas próprias visões e todos os narradores possuem algo para contar e acrescentar.

“E qual seria o prazer em viver sem a dúvida? Uma vida de certezas é uma vida sem sabores.”

Desde aventuras em meio a florestas fechadas que culminam em batalhas cruéis com desavenças do passado; uma caça desenfreada a um lobisomem que assassinou uma família; assassinos, munidos de poderes extraordinários, pagos para se livrar do inimigo de alguém; ou mesmo aventureiros solitários que buscam tesouros e relíquias em locais inexplorados.

Cada texto é único e surpreende devido a sua originalidade.

Pitadas de drama, terror e suspense

Uma das coisas que mais me surpreendeu durante a leitura é a diversidade de gêneros narrativos que compõem a trama.

Aqui a fantasia reina em todas as histórias, no entanto, cada conto possui um gênero secundário. Um dos principais que pode ser facilmente identificado é o horror que se encontra implícito em cenas de batalhas, dentro de masmorras abafadas com criaturas adormecidas ou nos subterrâneos de um esgoto.

O gênero também compõe a ambientação de cada conto, colaborando para que os relatos tenham aquele suspense responsável por causar calafrios na espinha e frio na barriga.

“Existem coisas que fogem do nosso alcance, e o destino é uma delas.”

O drama é outro gênero bastante presente, sendo possível identificá-lo como o pano de fundo da personalidade de cada narrador. São pessoas que possuem um passado desgostoso ou que tiveram uma perda dolorosa. A carga dramática também é evidenciada através do sentimento constante de solidão que envolve a obra.

E pode até ser que você não se conecte com nenhum personagem, mas é perceptível que todos possuem uma construção exemplar.

Homens Sórdidos” é aquele tipo de leitura que surpreende ao apresentar um universo repleto de personagens únicos que seguem suas próprias histórias. Um livro em que no final todas as tramas se convergem formando um enredo bem construído repleto de mistérios, intrigas, traições e conflitos que se chocam dentro de um mundo em que o que importa de verdade, é o poder que se tem para governar.


Se interessou ? Quer adquirir?
Compre através do nosso LINK da Amazon.
Aproveite que o e-book está disponível para quem é assinante do Kindle Unlimited.


Comprando através do nosso link, você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a trazer cada vez mais conteúdo legal e bem trabalhado para vocês. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s