Por Trás de Seus Olhos – Sarah Pinborough

Aviso de Gatilhos: Assassinato. Crueldade Animal. Uso de Drogas e Álcool.

Um drama familiar. Um suspense familiar. Uma história de traição e de amor. Mas certamente, você não está nem um pouco preparado para o fim dessa obra. Porque, meus amigos, é simplesmente de explodir cabeças.


Nome: Por Trás de Seus Olhos
Autor: Sarah Pinborough
Páginas: 335
Editora: Intrínseca


Sinopse: Louise, uma mãe divorciada, está em uma grande encrenca. Em uma noite de bebedeira se envolveu com David, um homem que descobriu no dia seguinte ser seu chefe, casado. É assim que ela e ele começam um caso. Mas tudo que está ruim, pode piorar quando ela forma uma amizade com a esposa de seu amante. Por outro lado, Adele desconfia que seu marido, David a está traindo e de alguma forma ela sabe muito mais do que deveria saber. Como será que termina essa história de amor e traição?!


5Por trás de seus olhos” é aquele tipo de livro em que o leitor realmente não pode confiar em nada e em ninguém. Aqui temos personagens que não são nem um pouco carismáticos, que dão raiva, e que possuem atitudes e escolhas que certamente ferem a moral de muitas pessoas. Eu particularmente, odeio narrativas com traição, mas o suspense dessa leitura me prendeu bastante.

Afinal, qual é a de Adele e David?!

Ele se vira para mim. Percebo um ódio silencioso nos seus olhos e contenho a súbita vontade de chorar. Acho que esse vazio é pior do que a raiva. Tudo aquilo que tanto lutei para construir está se desintegrando.”

Essa é uma história que pode ser classificada como um drama familiar, ou mesmo como um suspense familiar. Isto, porque o leitor é brindado com um casamento decadente que faz com que a esposa, Adele, seja emocionalmente dependente de seu marido, David, que mantém um caso extraconjugal com sua secretária, Louise.

Sim, um erradíssimo Triângulo Amoroso.

Quanto ao suspense, esse fica a cargo do casamento estranho que envolve Adele e David. Enquanto ele parece ser um marido controlador e abusivo, ela se mostra uma mulher frágil, inocente, dependente e totalmente instável.

Ou seja, se não fosse pelos dois pontos de vistas descritos na narrativa, a esposa traída certamente seria a vítima. E é justamente esse ponto que faz dessa, uma história confusa; Adele não é nenhuma vítima e nós, leitores, não sabemos nada do que está acontecendo.

Adele X Louise

Quem será a verdadeira mocinha?!

Afinal, em “Por Trás de Seus Olhos” as duas personagens estão envolvidas em um drama familiar que envolve um relacionamento extraconjugal.

Enquanto Adele é a esposa “perfeita” que está sendo traída por seu marido; Louise ocupa o cargo de amante “perfeita” e única amiga da mulher de seu caso amoroso. Sim, Adele e Louise formam uma “amizade”, quase como se fossem “melhores amigas”.

O problema dos casais é que, mesmo não sendo tão presunçosos quanto os solteiros pensam que são, acabam se enquadrando naqueles modelos de vida de só fazerem coisas com outros casais. Ninguém quer outra pessoa segurando vela e sobrando entre os pares.”

Confesso que durante toda a narrativa eu senti muito mais empatia por Adele; queria que ela se vingasse do que estava ocorrendo, da traição. Mas o fato é, que ao longo do enredo eu fui ficando totalmente confusa em relação a personagem. Adele não é uma mulher inocente, ela é simplesmente macabra e malvada demais.

Quanto a Louise, confesso que em nenhum momento senti qualquer empatia por ela. Principalmente pelo fato dela estar se relacionando com o marido de Adele, David e, mesmo assim, manter uma amizade com a mulher. Isso foi demais pra mim, e mesmo tendo entendido o desfecho e percebido o quanto ele é “tenebroso” no melhor dos termos, ainda assim, não me senti nem um pouco empática por Louise.

Sim, eu queria que ela e David se ferrassem!

David, David, David…

David, entretanto é outro personagem bastante controverso em “Por Trás de Seus olhos”. Eu senti raiva, senti ódio e torci para que ele tivesse um final horrível e pagasse pelo que estava fazendo com Adele.

Porém, o plot pode mudar tudo! Absolutamente tudo!

As pessoas traem o tempo todo. As razões são sempre egoístas e baixas; as desculpas que inventamos é que são complicadas.”

Eu odeio histórias de traição e homens que traem. Mas… Eu até que entendi um pouco o lado de David, mesmo não suportando ele.

O que é interessante de falar, visto que eu não defendo pessoas como David, mas esse livro te faz pensar por outro lado, te faz ponderar algumas coisas e te faz suspirar e pensar “Caramba, que merda tá acontecendo aqui?!”.

Pois é.

Eu adorei como esse enredo me fez entrar em conflito comigo mesma do início ao fim. Porque se por um lado eu estava firmemente defendendo Adele e caindo na sua ladainha de vítima, por outro passei a odiá-la depois de alguns momentos específicos.

Pois é, essa é uma trama infinitamente bem construída.

Talvez um “Realismo Mágico”?! 

E um ponto interessante de todo o suspense que ronda a narrativa e também do desfecho que cerca “Por Trás de Seus Olhos”, é o fato de que esse livro, flerta um pouco com o Realismo Mágico.

Não entrarei em detalhes, pois isso implicaria dar Spoiler da conclusão da obra e isso é algo que não quero, pois acho que esse livro é infinitamente bem construído em sua resolução e principalmente no suspense.

Mentiras e verdades são apenas perspectivas.”

Entretanto, o que digo é que esse é o tipo de obra que deve ser lida com a “mente aberta”.

Devemos encará-lo como um Realismo Magico sim, pois embora a trama gire em torno de um drama e suspense familiar, tem seus momentos mais “mágicos” se assim podemos dizer e é através dessa concepção e compreensão, que se torna fácil digerir e crer o desfecho.

Ou seja, aqui temos realmente um fim de explodir cabeças e neurônios. Um dos encerramentos mais surpreendentes que eu já tive o prazer de ler.

A reviravolta

Mas vamos falar um pouquinho dessa conclusão diferentona?! Sem Spoilers é claro, dessa vez, deixo a curiosidade levar vocês a fazer essa leitura que me deixou com a cabeça fritando ao terminar.

E embora a reviravolta final seja bastante bizarra e controversa, pois é o tipo de desfecho que ou se “ama” ou se “odeia”. Tenho que ressaltar que é um plot muito bem construído pela autora, Sarah Pinborough, visto que desde o início da narrativa ela planta aquela sementinha do que está por vir.

O passado é tão efêmero quanto o futuro: não passa de perspectiva, fumaça e truque de espelhos. Você não pode apreendê-lo, certo? Digamos que duas pessoas vivam exatamente a mesma coisa. Mais tarde, peça que relatem o evento e, embora suas versões possam ser semelhantes, sempre haverá diferenças. A verdade é diferente para cada um.”

Não, não é uma conclusão jogada ou feita do nada. Uma leitura atenta e uma possível releitura, corrobora com tudo que perdemos enquanto liamos.

E uma coisa que tenho que dizer, é que eu só percebi todas estas pistas porque já havia assistido a Minissérie da Netflix. Então, além de ter sido fácil para mim acatar com o desfecho da obra, as pistas plantadas foram mais perceptíveis.

Resumindo, esse foi um livro que gostei demais!

Por Trás de Seus Olhos” é um drama e suspense familiar que flerta com o Realismo Mágico. A conclusão é impossível de ser descoberta, sendo necessário que se abra a mente para se deixar convencer por um fim diferente e bizarro. Uma ótima leitura, com uma das reviravoltas mais loucas que já tive a oportunidade de ler.


Se interessou? Quer adquirir?
Compre através do nosso LINK da Amazon.


Comprando através do nosso link, você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a trazer cada vez mais conteúdo legal e bem trabalhado para vocês. 😉
Publicidade

Um comentário em “Por Trás de Seus Olhos – Sarah Pinborough

  1. Nossaaaa. Não é o tipo de livro que me chamaria muito a atenção, mas sua resenha me fez ter muita vontade de ler, hehe. Linda escrita! Já vou anotar na minha lista (infinita) de livros que quero ler.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s