Aviso
Essa resenha contêm Spoilers. Continue por sua conta e risco!
Alerta de Gatilhos: Assassinato.
Se você é aquele tipo de leitor que adora uma boa história de mistério, regada de reviravoltas surpreendentes que são reveladas apenas no desfecho da obra, então eu tenho certeza de que esse livro foi escrito pra você.
Nome: O Segredo de Montes
Autor: Samuel Patriço Ramos
Páginas: 175
Editora: Flyve
Sinopse: Um belo dia, a professora Alice recebe uma carta de uma tal de Dona Mercedes que lhe informa que seu Tio Afonso está a beira da morte. Preocupada com a saúde de seu único parente vivo, a moça viaja para a pequena cidade de Montes. Ao chegar, é recebida com olhares estranhos das pessoas do lugar e conhece a lenda de uma estranha criatura que perambula pelas noites da cidade, assombrando os moradores. Mas, Montes tem mais segredos do que Alice imagina.
“O Segredo de Montes” é mais um daqueles livros que se assemelham a um causo de interior e a trama deixa isso bem evidente ao focar nos mistérios que rondam a pequena cidade de Montes. Na obra temos aquelas típicas histórias de criaturas inumanas e sobrenaturais que assombram um local remoto e tranquilo durante a noite.
Mas, será mesmo uma criatura?!
Aqui, o autor conduz uma narrativa que se descostura e se revela aos poucos, evidenciando que nem tudo é o que parece ser, apontando que muitas das vezes os verdadeiros monstros e párias da sociedade são os próprios seres humanos movidos por seus motivos egoístas.
“Quão efêmera pode ser a vida e no quanto não possuímos controle sobre nossos próprios destinos.”
Através de capítulos curtos que se intercalam entre presente e passado, uma narrativa fluída e ágil, repleta de diálogos regionais que remetem ao interior; o leitor descobre aos poucos, junto com a protagonista, todos os sombrios mistérios que essa pequena cidade esconde.
E acredite quando eu digo que de uma forma ou de outra, você vai se surpreender com alguma reviravolta da narrativa.
Causos de Interior
Se tem uma coisa que eu amo em histórias curtas são as semelhanças com causos contados e recontados no imaginário popular de alguma cidade pequena. Nesse aspecto, “O Segredo de Montes” está de parabéns.
Isso porque essa é uma narrativa repleta de regionalismo que carrega em sua composição toda a referência do que é viver em uma cidade pequena, crescendo ouvindo as histórias de assombrações e causos inexplicáveis que sobrevivem no lugar. A forma como o autor constrói esses mistérios com base em lendas do interior é excepcional e cativa aqueles leitores ávidos por um bom e instigante mistério.
“Em lugares e em mentes pequenas, qualquer mentira se faz grande.”
Aqui, o leitor acompanha a protagonista da trama, Alice, em uma jornada para entender e conhecer um pouco mais de uma cidade atormentada por uma Criatura que perambula pelas ruas do lugar durante a noite. Um ponto positivo, pois o leitor descobre tudo junto com a personagem, sabendo tão pouco quanto ela e tendo a oportunidade de ajudá-la a desvendar e costurar toda a trama criada pelo autor.
Talvez o mais interessante em toda essa busca é o fato de que a professora acaba descobrindo que muitas das vezes, não existe criatura demoníaca assombrando um lugar, mais sim uma ladainha contada e recontada por homens que querem esconder certos “segredos” que podem manchar o nome de uma família.
Uma trama muito bem costurada que evidencia que o grande monstro por trás de muitas assombrações é o próprio ser humano.
Egoísmo humano
Porque infelizmente é isso que rege toda a trama; uma teia de mentiras, traições e egoísmo. Aqui, tudo é perpetrado pelo próprio homem que através do cinismo, máscara seus podres por meio da contação de um boato sobre uma assombração que nunca existiu.
“Algumas coisas são melhores deixar como estão, quietas no canto delas.”
E apesar desse ser um ponto triste de observar, vale ressaltar que é reconfortante perceber que, pelo menos na ficção, alguma coisa pode ser feita para remediar o mal feito e para que a grande mentira seja enfim descoberta e vingada. Infelizmente, é triste refletir que na nossa realidade, quando coisas semelhantes ocorrem, um final feliz não é tão possível, nem mesmo em 30 anos.
Porque as assombrações que perambulam por aí, podem ter uma história muito mais humana do que imaginamos.
“O Segredo de Montes” é a narrativa perfeita para o leitor que adora uma história de causo do interior. Repleta de tramas e segredos, é impossível terminar a leitura sem ser surpreendido. Afinal, aqui temos reviravolta atrás de reviravolta e cada uma mais surpreendente que a outra.