Duas Notas de Cem – Danilo Moreira

Com ironia e uma pitada de sarcasmo, nessa coletânea de crônicas, o leitor se depara com diversas histórias cotidianas que exclamam a vida e sua dureza, a vida e suas contradições.


Nome: Duas Notas de Cem
Autor: Danilo Moreira
Páginas: 123
Editora: Publicação Independente


Duas Notas de CemDuas notas de Cem” é aquele tipo de compilado de histórias distintas que tem como principal efeito divertir o leitor, principalmente ao apresentar momentos comuns no nosso dia a dia com aquela pitada de humor e sarcasmo que certamente arrancará boas risadas e bons momentos.

Através de 25 crônicas curtas o autor, Danilo Moreira, apresenta as mais diversas situações corriqueiras e como nós lidamos (ou não) com elas.

Em sua maioria, são narrativas que acontecem ou já aconteceram comigo ou com você, tramas que evidenciam como cada pessoa percebe e lida com uma certa circunstância em um determinado contexto.

A vida passa, não é verdade? Enquanto eu não passar também, quero mais é viver o que eu puder viver.”

São histórias reais descritas com um toque de humor e pitadas de ironia e sarcasmo. Afinal, sempre tem aqueles dias que só rindo para suportar.

Entretanto, vale ressaltar que mesmo tendo essa pegada mais leve, nem todas as narrativas seguem uma linha cômica, algumas são reflexivas e fazem o leitor repensar suas atitudes diárias.

Uma antologia rápida de ler e que certamente o leitor vai se identificar e se divertir com muitas das situações apresentadas pelo autor.

A seguir, separei cinco das Crônicas que mais gostei de conhecer:

A Segurança de Eva

Eva é uma mulher que depois de ter sido assaltada, desenvolveu uma fobia de sair sozinha de casa. Sempre que tem de resolver algum assunto, o medo de ser atacada na rua anda ao seu lado. Eis que uma reunião com amigos faz com que a moça se aventure durante uma madrugada pelas ruas de seu condomínio. Tudo estaria certo se um estranho não começasse a segui-la.

Quem garante que o maior perigo não está na casa ao lado?”

O que eu mais gostei nessa crônica foi de como a trama se aplica a minha realidade aqui no Rio de Janeiro. Afinal, quem é carioca sabe o que é se desesperar com um estranho te seguindo no meio da noite. Dou destaque as sensações que o autor descreve, o que faz com que o leitor sinta na pele o desespero e a ansiedade da personagem.

O Concurso de Atrizes

O programa do Fausto está promovendo uma dinâmica que tem como finalidade escolher a melhor atriz do país. É claro, que na bancada temos dois jurados competentes em suas funções de julgar, mas que devido a uma discordância passam a discutir um com o outro no melhor que o entretenimento ao vivo pode proporcionar.

Às vezes a vida tira alguns minutos do nosso tempo para nos dar uma oportunidade de ter décadas de realizações.”

Um dos textos mais engraçados da antologia. Aqui temos um barraco de qualidade protagonizado por pessoas famosas. Quem não ama?! Além disso, o autor aproveita pra cutucar a mídia comprada, afinal quase sempre esse tipo de discussão é armada para aumentar a audiência de um canal ou programa.

Léo

Luana e Ivan estão em uma lanchonete namorando. Porém, tudo muda quando o rapaz questiona a moça em qual dia ela irá apresentá-lo a sua família, Luana fala que preparará seu pai para a notícia e depois de um tempo decide ir ao banheiro, mas pede para Ivan não fuçar em seu celular. Mas é claro, que o jovem resolve xeretar e encontra um contato conhecido que não lhe agrada nem um pouco; Léo.

Por mais inteligente que uma pessoa seja, por mais que ela consiga revolucionar o mundo, nunca será a dona absoluta da verdade.”

Simplesmente um conto satisfatório para todas as mulheres que não suportam um homem ciumento. Quem me conhece sabe que eu não gosto de pessoas ciumentas ou grudentas, então chegar ao final dessa narrativa e ver a resolução entre os personagens, simplesmente me fez gritar de empolgação.

O Acervo de Daniela

Aqui acompanhamos Daniela em um dia chuvoso. Sem nada para fazer, a moça resolve dar uma olhada dentro de seu armário e encontra algumas coisas de quando era jovem; revistas da Capricho, álbuns de fotos. Memórias e mais memórias de um tempo que nunca mais voltará. Até que ela se depara com o telefone de um antigo namorado, Allan.

Sentia seu corpo navegar naquela vibe de dia chuvoso, na qual o corpo pouco respondia aos comandos. A cama se tornava um polo de gravidade que parecia, a todo momento, sugá-la de volta para onde nunca deveria ter saído.”

Achei esse conto melancólico de início, mas confesso que assim como a Daniela eu gostei de poder acompanhar a sua visita ao passado, relembrar de pessoas e momentos que ficaram gravados eternamente em sua memória ou fotos. E assim como todas as crônicas dessa antologia, essa narrativa ensina algo bem especial ao leitor; o nosso agora é o que realmente importa.

Conto para curiosos

Nessa narrativa temos a perspectiva em primeira pessoa de um rapaz que está cansado de estudar para o vestibular e resolve dar uma pausa nos estudos. É então, que ele ouve uma conversa interessante de sua irmã com uma amiga e várias deduções e pressupostos passam por sua cabeça, porém uma teoria é mais forte e ele precisa descobrir se é ou não verdade.

Engraçado como é o tempo. Vivia me queixando da falta dele, porém naquele momento me sentia perdido, com um tempo enorme, mas sem nada para fazer.”

Essa crônica é maravilhosa. Afinal, quem nunca ouviu uma conversa pela metade e deduziu um desenrolar aleatório para ela e ficou curioso para descobrir se suas teorias estavam certas?! Se identificou?! Pois é, eu também. O desfecho é simplesmente maravilhoso! Afinal, nem tudo o que parece realmente é.

Duas Notas de Cem” é uma ótima coletânea de contos que consegue divertir o leitor ao apresentar situações corriqueiras de forma leve, divertida, repleta de sarcasmo e ironia. É certo que você vai se identificar com mais de uma história narrada e se divertir com as escolhas e ponderações dos personagens que as viveram.


Gostou do livro?
Quer adquirir?
Compre através do nosso Link da Amazon!
O e-book também está disponível para os assinantes do serviço Kindle Unlimited. Aproveite!


Lembrando que ao adquirir a obra através do nosso Link, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a trazer cada vez mais conteúdo legal e bem trabalhado para vocês.

2 comentários em “Duas Notas de Cem – Danilo Moreira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s