Literatura e Psicanálise – Alysson Franco Abrantes

Essa é uma obra estudiosa que tem como principal objetivo analisar de forma complexa e completa a personalidade de personagens memoráveis inseridos em obras clássicas do Naturalismo e Modernismo Brasileiro e Português.


Nome: Literatura e Psicanálise
Autor: Alysson Franco Abrantes
Páginas: 66
Editora: Uiclap


Resenha do Livro: Literatura e PsicanáliseAqui o autor apresenta ao leitor avaliações instigantes que possuem como principal objetivo, desnudar personagens conhecidos, torná-los humanos e expor como as suas personalidades, desejos implícitos e medos moveram a trama a que pertencem.

Todo esse estudo é fortemente evidenciado e pautado através de um viés psicanalista que busca compreender a complexidade desses personagens por meio dos estudos referentes a mente humana que foram apresentados e expostos pelo neurologista Freud.

“As consequências da vida nos romances realistas eram explicados pelo meio, ambiente, o instinto, retratando o homem como ele é numa sociedade completa.”

Foi através das pesquisas e análises referentes ao ID, Ego e Superego feitas pelo psiquiatra Sigmund Freud, que a Literatura Modernista e Realista sofreu uma grande influência do especialista, visto que seus estudos se tornaram uma fonte de inesgotável conhecimento para que a psique humana fosse retratada em obras literárias por autores consagrados que compuseram personagens memoráveis.

“Freud desenvolveu, em seus estudos psicanalíticos, a Segunda Tópica que é a personalidade composta por três elementos: Id, Ego e Superego. O primeiro possuí a virtude dos instintos ou desejos de ordem primária. Quando não satisfeitas, geram ansiedade ou tensão. O segundo é considerado o princípio da realidade que é contraído pelo meio sociocultural. Nesse caso, ele avalia uma determinada ação antes de decidir agir qualquer impulso, portanto, encontrará o lugar e o momento apropriado para satisfazer-se. O terceiro constitui os padrões morais que são mediados pelo meio em que se vive. Nele, encontram-se os valores, o juízo e a conduta que norteiam o comportamento.”

E o professor Alysson aborda essa correlação entre a psicanálise e a literatura através de percepções pessoais acerca das obras: “O Crime do Padre Amaro” de Eça de Queiroz, “O Cortiço” de Aluísio de Azevedo, “Dom Casmurro” de Machado de Assis, “O Ateneu” de Raul Pompeia e “A Paixão Segundo GH” de Clarisse Lispector, evidenciando ao longo de seu estudo como a personalidade dos principais personagens que compõem essas narrativas influência na trama que os cerca.

Através de toda a sua análise cuidadosa, o leitor pode compreender e enxergar cada personagem como um ser humano repleto de defeitos e que se deixa corromper por suas vontades e egoísmo.

Outro ponto muito bem explorado pelo autor, são os distúrbios psicológicos que acometem certos personagens e corroboram para as suas tomadas de decisões ao longo das obras a que pertencem, são problemas que influenciam diretamente em todo o enredo narrativo do livro.

“Qualquer meio existente terá um ser humano. Em se tratando de ser humano, logo haverá falhas, fraquezas, neuroses, dentre tantos problemas psíquicos possíveis.”

Essa é uma obra que eu indico fortemente para aqueles leitores que desejam se aprofundar na complexidade humana que está inserida em personagens clássicos da literatura, para que assim, o leitor possa ter uma bagagem ampla sobre o que essas narrativas querem transmitir como mensagem principal.

Literatura e Psicanálise” é um livro de Não-Ficção que todo leitor que aprecia os Clássicos da Literatura deve conhecer. Tanto para compreender a complexidade dessas obras para a Literatura Mundial, quanto para assimilar a profundidade de cada personagem criado pelos mais célebres e consagrados autores imortais da nossa Literatura Clássica Mundial e Nacional.


Se interessou pelo livro? Quer adquiri-lo?
Compre através do nosso LINK da Amazon.
Caso prefira, a obra tanta está disponível para compra no site da Uiclap. Basta clicar no Link. 


Adquirindo a obra através do nosso link da Amazon, você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a trazer cada vez mais conteúdo legal e bem trabalhado para vocês. 😉

4 comentários em “Literatura e Psicanálise – Alysson Franco Abrantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s