Aviso
Essa resenha contêm Spoilers. Continue por sua conta e risco!
Alerta de Gatilhos: Relacionamento Abusivo.
Sabe aquele tipo de livro que te surpreende por ser mais profundo do que aparenta ser?! Aquele tipo de história que possuí um romance fofinho e ainda proporciona personagens bem construídos com dramas e problemas reais?! Pois é. Esse é o livro.
Nome: Teto para Dois
Autor: Beth O’Leary
Páginas: 374
Editora: Intrínseca
Sinopse: Tiffy acabou de romper seu relacionamento com Justin e devido a isso precisa encontrar um lugar para morar, barato de preferência. É assim, que ela encontra o anúncio de um apartamento compartilhado, em que de noite a residência e a cama seria dela e de dia do proprietário; Leon. Um dos termos para que a convivência no local seja possível é que eles nunca devem se encontrar, sendo assim, os dois começam a se comunicar por post-its espalhados pela casa, para que a moradia tenha um melhor funcionamento.
“Teto para Dois” é aquele tipo de livro que lemos achando que vamos encontrar uma comédia romântica de aquecer o coração, porém nos surpreendemos ao perceber que essa é uma obra que vai muito além do romance romântico. Afinal, aqui conhecemos dois personagens envolvidos em relacionamentos abusivos, ambos com suas inseguranças a serem vencidas.
Um livro que detêm uma construção sensacional de todos os personagens; seja ele protagonista ou coadjuvante. Aqui, todos são bem descritos e desenvolvidos pela autora, possuindo suas próprias características e dilemas e dotados de personalidades humanas e reais, que fazem com que o leitor se identifique e torça por eles ou deteste alguns deles.
“Humilhação é como mofo: quando a gente ignora, o lugar fica verde e fedendo.”
Além disso, essa é uma narrativa que aborda de forma delicada os traumas que uma relação abusiva provoca em uma pessoa; problemas que devem ser identificados e tratados com ajuda profissional. E foi esse ponto que me cativou na trama, o fato da autora não atribuir uma cura milagrosa ao amor, mas sim fazer a personagem frequentar terapia para poder entender e lidar com suas inseguranças e medos.
Uma leitura que se tornou um favorito da vida.
Personagens
Acredito que o ponto alto de toda a trama de “Teto para Dois” sejam os personagens bem construídos e desenvolvidos que surgem ao longo da trama.
Aqui, não apenas os protagonistas da obra se destacam em suas peculiaridades, mas também os coadjuvantes que chegam a mover tramas paralelas que deixam o leitor curioso ao longo do enredo. Personagens palpáveis que provocam admiração ou repulsa.
Porque se temos mocinhos bem construídos e adoráveis como Tiffy e Leon, também temos antagonistas detestáveis como Justin.
“É estranho como é fácil conhecer alguém pelos vestígios que a pessoa deixa para trás.”
A autora realmente soube criar pessoas, humanizar seus personagens e apresentar de forma única cada um deles; protagonistas, antagonistas, ou coadjuvantes. São pessoas que possuem suas próprias tramas, funcionam dentro de seus enredos e atuam como suporte emocional para a protagonista, Tiffy, vítima um relacionamento abusivo e bastante conturbado com Justin.
Relacionamentos Abusivos
Porque embora “Teto para Dois” possa ser classificado como um romance romântico, a história é mais profunda, apresentando uma trama dramática que envolve a relação tóxica de Tiffy e Justin bem como o namoro controlador de Leon e Kay.
Ambos os protagonistas foram vítimas de pessoas que queriam ser o dominante na relação.
Enquanto Tiffy vive em um relacionamento com um cara que a manipula e que a faz sofrer uma série de violência emocional que destroem todo o seu psicológico; Leon está preso em uma relação por pura conveniência, com uma mulher ciumenta e controladora.
“Quando repetimos uma verdade vezes o bastante, quando nos esforçamos o suficiente, um dia funciona.”
O ponto alto de toda a carga dramática que a autora insere na trama através do desenvolvimento dessas relações, é o fato de que Tiffy precisa aprender a lidar com seus traumas, evidenciando a importância do apoio de amigos e familiares e principalmente de ajuda médica para poder seguir em frente.
A mensagem que Beth O”Leary apresenta em sua obra é essencial para que tenhamos empatia. Afinal, não é fácil perceber e entender que se está em um relacionamento tóxico e abusivo.
Um novo amor
E claro que eu não poderia deixar de citar o quanto esse livro aquece o coração ao mostrar com delicadeza, doçura e cuidado a evolução do amor que passa a surgir entre Tiffy e Leon.
Personagens que se completam em suas diferenças.
Tiffy é o oposto divertido de Leon, sendo a alegria que ele precisava para trazer um pouco de luz a sua vida; já Leon é aquele tipo de cara sério, mas que compreende e ajuda, sempre estando presente em qualquer situação.
Se Tiffy é maravilhosa, Leon é um Lorde e eu me apaixonei perdidamente pelos dois.
“Lembro a mim mesmo que não posso salvar ninguém: isso está nas mãos da própria pessoa. O melhor que podemos fazer é ajudar quando elas estiverem prontas.”
Além disso, a autora constrói muito bem uma relação saudável, compreensiva, regada de amor, carinho, momentos fofos e situações que fazem nosso coração ficar quentinho.
É impossível não torcer para o casal, porque a química que existe entre eles é tão deliciosa de acompanhar que certamente terminamos a história com aquela certeza de que sim: Existe amor verdadeiro e compreensível.
“Teto para Dois” é um romance romântico que aborda de forma delicada os traumas que um relacionamento abusivo deixa em uma pessoa. Uma história que equilibra muito bem momentos doces com pitadas de drama, apresentando o desenrolar de um relacionamento saudável, composto por um casal que vamos torcer para ser feliz.