Tons de Rosa – Karla de Luna

Um livro que facilmente pode se tornar o “Confort Book” de qualquer leitor pelo fato de possuir uma narrativa simples, que se mantêm ao mostrar o poder da amizade verdadeira, aquela que nem o tempo e nem a distância conseguem separar. Amizades únicas.


“Quando se trata de coração, provavelmente o céu é o limite. Não medimos esforços, não há como disfarçar, o melhor a fazer é entender a si mesmo e viver.”

Nome: Tons de Rosa
Autor: Karla de Luna
Páginas: 245
Editora: Coerência


Sinopse: A vida é um mar de mudanças constantes e, muitas das vezes, não somos capazes de controlar essas alterações. O trabalho, o amor, o deslocamento para outro país ou mesmo os estudos profundos. Tudo pode ser um empecilho para que as amizades da infância sejam esquecidas, mas se forem verdadeiras, nem o tempo e nem a distância conseguem apagar. Mabel, Ana Paula, Nalu e Judite, vão descobrir juntas que a amizade é o bem mais precioso da vida, sendo o suporte para que muitas dores possam ser superadas ao longo da jornada individual de cada um de nós.


“Tons de Rosa” é aquele tipo de livro que conquista o leitor pela história simples e corriqueira que apresenta. Aqui, não vamos ter ação ou momentos eufóricos, mas sim a narrativa cotidiana da vida de quatro amigas. Sendo assim, o leitor terá a satisfação de acompanhar seus momentos de glória e de melancolia.

“No fundo, elas sabiam que precisavam viver cada momento, pois juntas ou separadas, essas marcas ficariam, assim como a de um grande amor. Independente dos caminhos percorridos, ao menos teriam boas recordações de amigas da juventude.”

Com uma narrativa simples, fluída e descritiva, a autora, Karla de Luna, brinda o leitor com uma trama que viaja por diversos países em poucas páginas, ao mesmo tempo em que apresenta lições de profundo valor que conseguem agregar uma pitada de esperança ao leitor.

Uma história que fala principalmente sobre o poder da amizade e como ela é fundamental para que nós, seres humanos, consigamos passar pelos maiores desafios e empecilhos que surgem na nossa vida.

Amizade e Amor

Karla de Luna, entrega ao leitor quatro personagens únicas que possuem um traço em comum; a amizade que perdura desde a infância. É belo acompanhar como cada uma das meninas tenta se manter presente na vida uma da outra em pleno final dos anos 90, quando um novo milênio se iniciava e a internet ainda era um luxo de poucos.

“Com o passar do tempo, esse círculo de amizade vai diminuindo, talçvez pelo fato das pessoas se tornarem mais seletivas e introspectivas. Mas, com certeza, o que é bom prevalece e nos companha, seguindo nossos passos mesmo que seja de longe. Quando estamos por perto, parece que está tudo como sempre foi. A distância, o lugar e o motivo do encontro são apenas detalhes em uma amizade. Algumas trazem boas e longas conversas, outras diversão, muitas risadas, conhecimento e, acima de tudo, nos fazem acreditar que tudo vale a pena.”

Em “Tons de Rosa”, cada uma das garotas segue seu destino, apostando em seus sonhos. Cada uma detêm suas ambições e suas vontades, mas em nenhum momento deixam aquela amizade da infância de lado, nem mesmo quando se apaixonam e passam a viver o romance de suas vidas.

Conhecemos seus amores, suas perdas, suas lutas e ao mesmo tempo, temos um vislumbre de como a amizade foi fundamental para que certos obstáculos fossem vencidos e as meninas tivessem uma chance de brilhar no caminho escolhido.

Ser adulto é difícil…

A vida de adulto é difícil, complicada e corrida. E temos esse vislumbre em “Tons de Rosa”.

Apesar de a história tratar da amizade das meninas, a autora fez questão de colocar os empecilhos que essa amizade sofre devido aos afazeres diários de cada personagem. Seja pelo trabalho excessivo ou pelos estudos que não param.

“O tempo passa, as estações mudam. Às vezes, o dinheiro ou o tempo é pouco, mas nunca pode ser uma desculpa para estacionarmos onde estamos. O natural do ser humano é viajar, buscar conhecer novos horizontes, aquilo que lhe agrada e satisfaz. Estar com quem gostamos é primordial, mas o novo pode ser fascinante.”

A vida adulta não para e ela continua a avançar, sem uma pausa para que possamos respirar.

E a lição que fica, é que mesmo com toda a correria de nossos dias, sempre devemos encontra um tempo, mesmo que curto para dedicar as nossas amizades. É assim, que o quarteto de meninas, consegue se fazer presente na vida de cada uma. Podendo se encontrar em datas especiais ou em viagens; momentos que são repletos de alegria, risada e muitas conversas.

Viagens

O melhor ponto de “Tons de Rosa” na minha opinião…

Karla de Luna entrega com maestria uma história que perpassa em poucas páginas vários países diferentes, apresentando ao leitor, pontos belíssimos de países como França, Itália e Grécia.

“Quando voltamos de uma viagem, assim como na ida, temos uma multidão de sentimentos misturados e outros acrescentados. As lembranças vão ficando distantes a cada dia, mas as marcas ficam registradas, como um livro em nossa memória e uma foto em nosso coração. Quando nossos sentidos são aguçados, seja por meio de uma paisagem parecida, de uma comida ou de uma pessoa, revivemos aqueles momentos, pois são inesquecíveis.”

Ver as amigas festejarem em uma viagem é um deleite. Ver elas planejando é mais divertido ainda, pois corrobora para que o leitor se sinta animado em tecer uma viagem audaciosa que com planejamento certo e a longo prazo, é possível de ser feita por qualquer pessoa.

As viagens são regadas de fotos, paixões de uma noite, pontos turísticos, paisagens belíssimas e informações sobre a cultura de cada país visitado, fato que torna a pesquisa (ou quem sabe o trabalho de campo?) da autora minuciosa. Afinal, com tantos detalhes e descrições, é possível ponderar que a autora já esteve em todos os países apresentados devido ao carinho e beleza que ela emprega em suas palavras.

Vinho e Gastronomia

E além de todas as viagens que a autora proporciona ao leitor, não posso esquecer de mencionar a delicadeza e sutileza que ela emprega ao descrever sabores de vinhos e refeições.

Tons de Rosa” é uma obra que consegue fazer o leitor sentir fome e ao mesmo tempo vontade de se deleitar com uma boa taça de vinho.

“Além da cultura, as pessoas, no geral, adoravam dedicar seu tempo às refeições. Isso, claro, não deixava de ser uma forma de compartilhar, estar com quem se ama, aprender a lidar com seu próprio paladar e, consequentemente, ser um estilo de vida que acrescenta novas sensações.”

Particularmente, a cada momento que a autora inseria as amigas provando vinhos com os sabores das diversas comidas que eram apresentadas, suas descrições eram tão imersivas que eu podia sentir os aromas e uma parte do sabor.

Sim, uma experiência sensorial maravilhosa.

As meninas

E agora vamos falar um pouquinho sobre cada uma das meninas.

Em “Tons de Rosa”, o leitor conhece quatro garotas distintas, Mabel, Ana Paula, Nalu e Judite.

Quatro amigas que se tornam mulheres que perseguem com afinco seus sonhos. Quatro jovens que passam por momentos bons e outros nem tanto. Quatro moças que encontram o amor, que se iludem com o amor e que perdem o amor.

“Os sonhos persistiam. Eram sonhadoras natas, cada qual do seu tamanho e do seu jeito. Como sobreviver sem eles? A realidade às vezes cansa, massacra. É preciso se ausentar, deixar as regras um pouco de lado.”

É assim, que o leitor se sente conectado com cada uma das personagens apresentadas, que por serem tão diferentes e peculiares, cativam ao seu próprio modo.

Ao fim, é impossível não se identificar com nenhuma. Seja com a metódica Nalu, a estudiosa Ana Paula, a divertida Judite ou a sempre presente Mabel. As meninas são diferentes, mas em suas diferenças se completam.

Tons de Rosa” é uma história que apresenta a amizade como algo essencial na vida de qualquer pessoa, fazendo com que ela prevaleça acima de qualquer romance. Um livro que por narrar momentos cotidianos, sejam eles bons ou não, se destaca por acabar se tornando aquele “Confort Book” que o leitor vai adorar revisitar, seja para imaginar o sabor dos vinhos provados nas viagens, ou mesmo para ter aquela pontinha de esperança de que tudo sempre acaba melhorando.


Se interessou pelo livro? Quer adquiri-lo?
Compre através do nosso LINK da Amazon.
Aproveite que o e-book está disponível para quem é assinante do Kindle Unlimited.
Adquirindo a obra através do nosso link, você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a trazer cada vez mais conteúdo legal e bem trabalhado para vocês. 😉

7 comentários em “Tons de Rosa – Karla de Luna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s