Êxtase (Série Fallen #04) – Lauren Kate

Aviso: “Êxtase” é o último volume da série “Fallen”, portanto essa resenha possuí Spoilers tanto desse, quanto dos três primeiros livros da série. Continue por sua conta e risco.

Com um final coerente com o que a série apresenta ao longo de seus três livros, “Êxtase” encerra de forma fria a história que tem como foco o amor de Luce e Daniel. Revelando de forma exasperada segredos ocultos e apresentando um vilão que não convence nem um pouco.


“A mortalidade é a mais linda história romântica que já se contou. Só uma única chance de fazer tudo o que se deve fazer. Depois, magicamente, você passa para outra.”

Nome: Êxtase
Autor: Lauren Kate
Páginas: 346
Editora: Galera Record


Sinopse: Após os eventos e revelações ocorridos em “Paixão“, Luce e Daniel tem de lutar contra o tempo para conseguir as relíquias necessárias que salvará o mundo de uma segunda Queda orquestrada por Lucífer. Com a ajuda de amigos, os dois terão muito que lutar para que sua paixão não seja exterminada para sempre. Será que Luce e Daniel conseguirão finalmente ficar juntos?


Êxtase” é o final frio e esperado para a série “Fallen”. Digo isso, falando exclusivamente por mim, que não curti a proposta e fiquei irritada com o terceiro volume. Comparado a seus antecessores, esse livro tem seus méritos e pode ser facilmente considerado o melhor dos quatro.

“No espaço entre o Céu e a Queda, nas profundezas da distância sondável, houve um momento em que o trinado gloriosos do Universo desapareceu e foi substituído por um silêncio tão profundo que a alma de Daniel se esforçou para distinguir algum ruído.”

Aqui, temos um breve desenvolvimento de personagens secundários que pareciam ter sido esquecidos pela autora ao longo dos dois últimos volumes. Além, de conhecermos um vilão com uma motivação torpe, que não cativa e não irrita, se tornando apenas um personagem “Ok”, que não faz diferença alguma na trama.

Ademais, a escrita de Lauren Kate continua exemplar, transportando o leitor para dentro das páginas de seu livro, com descrições belíssimas dos cenários apresentados ao longo da narrativa. É quase, impossível não ficar imerso com a beleza dos locais descritos.

E como um livro de encerramento, esse aqui, cumpre bem o seu papel.

Final da Série

Eu estava um tanto receosa de ler “Êxtase“, depois de ter lido críticas severas em relação ao desfecho. A maioria, sendo de pessoas que haviam detestado como a história se encerrou e o desenrolar de determinados eventos. Para ser sincera, minhas expectativas estavam bem baixas e devido a isso, eu considerei o final satisfatório.

“Que mortal não sonhara com isso? Quantas vezes Luce não sentiu vontade de estar do outro lado de uma janela de avião? De vagar pelo estranho e pálido dourado de uma nuvem de chuva tocada pelo sol a seus pés? Agora ela estava ali, tomada pela beleza de um mundo distante que podia sentir na pele.”

Veja bem, ele não se distancia do que a autora propõe desde o início do primeiro livro, sendo coerente com a série, que deixa claro se tratar de um romance. Ou seja, na minha perspectiva, o final não deixa a desejar, mas consegue encerrar de forma “bonitinha” e “bobinha” uma série que não tem uma trama absurda.

Entretanto, vale ressaltar que essas críticas quanto ao final, podem derivar de algo que eu particularmente achei mal desenvolvido; o vilão e suas motivações.

É sério Lúcifer?

Aqui, começamos alguns spoilers.

Mas, é sério mesmo que Lúcifer aceitou tudo tão de boa? Ele nem ao menos discutiu? Isso não colou comigo…

“A melhor parte era agora. Era isso o que levaria consigo das jornadas através das eras: que ele valia tudo para ela e que ela valia tudo para ele.”

O fato de Lúcifer não ser uma grande ameaça, não é um problema, mas acredito que a decepção fique a cargo da falsa promessa que a autora faz no terceiro livro, ao apresentar o personagem como uma criatura abominável e ameaçadora, capaz de destruir o amor dos protagonistas.

E ele é realmente capaz disso, mas é tão mal desenvolvido, que não convence.

É quase ridículo, ver o personagem aceitar seu destino de cabeça baixa, sem mover um dedo sequer para mudar as coisas, sem tentar lutar ou persuadir Luce. Chega a ser cômico, o quanto a autora subestimou o seu vilão. Infelizmente, o personagem é tão mal construído como o antagonista da trama, que não causa nenhum sentimento ao leitor, nem mesmo de raiva.

Personagens Secundários

Esse é outro ponto que me incomodou em “Êxtase“. O fato, da autora ter tido vontade de desenvolver personagens secundários que estavam esquecidos desde o primeiro livro. Personagens que tiveram apenas participações esporádicas durante os volumes dois e três.

Querer desenvolver os personagens a essa altura, não funciona, tanto que quando a morte de alguns deles foi exaltada e dramática para tentar causar emoção ao leitor, a única coisa que eu consegui me perguntar foi “Quem eram eles mesmo?”.

Ou seja, não havia vínculo e para mim, como leitora, suas mortes não tiveram nenhum impacto.

“O passado é importante por toda a informação e sabedoria que contém. Mas você pode se perder nele. Deve aprender a manter o conhecimento do passado consigo enquanto persegue o presente.”

Veja bem, os personagens que morrem, tem pouco mais de cinco falas em toda a obra. Uma série composta por quatro livros. Se você se conectou com eles e sentiu suas mortes, me fale, porque pode ter algo de errado comigo.

Dentro desse ponto, quero ressaltar o quanto a personagem de Luce, pra mim soa falsa.

Vamos lá, a protagonista em um determinado momento tem que fazer o sacrifício de uma pessoa que ela conheceu em poucos dias. O que me irrita, é que após realizar o feito, ela entra em prantos, como se tivesse assassinado alguém de sua família.

Sério? Ela mal conhecia a pessoa. Na minha percepção, foi exagero.

Ação e falta de reação

Um dos pontos positivos que vale ressaltar, são as cenas de batalha e perigo que a autora insere dentro da obra.

São momentos extasiantes que chegam a empolgar. E, mesmo que elas detenham aquela sensação de “Falta de Perigo”, ainda são as responsáveis por ceifar a vida de alguns personagens, fato bem explorado pela autora que inseriu o perigo daquela jornada.

“O que queriam dela? Era a história deles, não dela. Depois de toda aquela confusão, era apenas uma garota como outra qualquer, arrebatada pela promessa do amor.”

Entretanto, mesmo que esses pontos existam, vale mencionar que a sensação de perigo não é constante. Afinal, o leitor sabe que tudo vai terminar dando certo, já que “Êxtase” é um romance feito para as coisas saírem da melhor forma possível.

Já um ponto negativo em relação a ação, é que não existe um embate nas cenas finais. Como disse mais acima, Lúcifer aceita tudo de boa, sem questionar, gritar ou qualquer coisa. Acredito que teria sido incrível, observar um embate entre o antagonista e os protagonistas que queriam apenas defender seu amor.

A série em si

Reservei esse parágrafo para falar da série em si.

Primeiro, tenho que ressaltar que essa não foi uma boa leitura para mim. Posso dizer que talvez, eu não tenha mais paciência para tramas voltadas para o público adolescente. Entretanto, tem tantas entrelinhas nessa história que me deixaram com raiva, que eu não posso dizer que gostei.

A escrita de Lauren Kate é maravilhosa e penso em dar uma chance para outras obras da autora. Entretanto, a falta de desenvolvimento de personagens secundários que parecem terem sido jogados na história para encher linguiça ou para que ela pudesse matá-los no último livro, me deixou desconfortável.

Além disso, tenho que admitir que não gosto do casal Luce e Daniel, principalmente da protagonista que do terceiro para o quarto livro, se tornou uma mulher totalmente dependente do namorado, falando quase que o tempo inteiro “Daniel”. Outro ponto que me incomodou em Luce, foi o seu drama exagerado.

Porém, devo ressaltar que por mais que essa não tenha sido uma boa história para mim, ela pode ser para você. As opiniões contidas nesse post, são minhas, baseadas na minha experiência pessoal de leitura da série. São opiniões pessoais que não devem ser levadas para o pessoal e nem como verdade.

Êxtase” é o encerramento coerente da série “Fallen” e embora, eu não tenha gostado dos livros, reconheço seu valor narrativo. Como um último livro, ele deixa a desejar em alguns pontos, mas fecha a trama principal com um final bobo, mas bonitinho, coerente com a trama apresentada nos quatro livros.


Se interessou pelo livro? Quer adquiri-lo?
Compre através do nosso LINK da Amazon.

Adquirindo a obra através do nosso link, você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a trazer cada vez mais conteúdo legal e bem trabalhado para vocês. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s