5 Livros juvenis com a atmosfera sombria

Na última terça-feira, 12 de Outubro de 2021, foi comemorado o Dia das Crianças. E, como estamos no famigerado “Mês do Halloween” e das “Leituras Trevosas“, eu não poderia deixar de criar uma listinha que envolvesse ambas as coisas.

Foi assim, que eu pensei em apresentar para vocês, cinco livros com a atmosfera sombria que podem ser lidos por crianças e adolescentes, visto que são histórias de terror mais amenas de conhecer.

Lembrando, que o Link para a compra dos livros estará presente durante todo o post, ajuda bastante se você comprar pelo meu link, além de não pagar nada a mais por isso.

Então, vamos para a lista!


Garotos Malditos – Santiago Nazarian


Ludo é um problemático garoto viciado em filmes de terror que, após ser expulso da escola onde estudava, vai parar no nada tradicional Colégio Pentagrama. Lá passa a conviver com lobisomens, vampiros, bruxas e zumbis.

Nos filmes de terror isso pode parecer uma experiência incrível, mas, na vida real, Ludo pouco a pouco descobre que seus dias não serão nada fáceis.


Jogos Macabros – R.L.Stine


Em Shadyside, todos conhecem a excêntrica e rica família Fear, e sabem também do passado terrível que os assombra. Apesar desses histórico nada promissor, Brendan Fear parece ser um garoto diferente de sua família. Gentil e simpático, o jovem vive rodeado de colegas e chama a atenção de Rachel Martin, uma garota simples, colega de classe dele.

Quando o aniversário de Brendan está prestes a chegar, ele começa a planejar uma comemoração um tanto diferente na isolada ilha do Medo, onde existe um casarão de veraneio pertencente à família Fear. Rachel é uma das convidadas para passar o final de semana no local sombrio e, contrariando os avisos dos amigos, decide ir.

No caminho, coisas estranhas já começam a acontecer e, ao chegarem à mansão, Brendan dá as coordenadas para o início de um jogo que se revelará o mais mortal de todos.


Minha Querida Assombração – Reginaldo Prandi


O sociólogo Paulo chega em casa com uma grande novidade para os filhos Francisco, Rita, Fernando e Luísa: iriam passar uma semana numa fazenda antiga do interior.

Na Fazenda Velha, em Três Córregos, a família é recebida pela proprietária, dona Santa. Além de nadar no riacho, correr atrás dos bezerros e subir numa grande figueira, as crianças ouvem histórias de arrepiar contadas à noite pela anfitriã.

De repente, coisas estranhas começam a acontecer, envolvendo a todos numa trama do outro mundo.


O Desaparecimento de Katharina Linden – Helen Grant


No dia em que Katharina desapareceu, Pia foi a última pessoa a vê-la. O terror se espalhou pela cidade. Como uma garotinha de dez anos poderia desaparecer num lugar em que todos se conheciam?

O misterioso sumiço leva Pia a imaginar se algo sobrenatural e macabro ocorreu com a menina. Tal suposição está baseada nas histórias que o velho Herr Schiller lhe conta a respeito de fantasmas, bruxas e monstros do folclore local, que tratam de espíritos e zumbis que aterrorizam os habitantes da cidade.

E, quando outras garotas desaparecem e Pia aprende mais lendas, sua teoria começa a fazer sentido.


O Misterioso Lar Cavendish – Claire Legrand


Victoria é sempre impecável. Seus cabelos e unhas brilham, seu quarto não tem nada fora do lugar, sua rotina é precisa. Se há algo que ela pode considerar como um defeito em sua vida é Lawrence, que parece seu oposto: é preguiçoso, desorganizado, anda com a roupa desgrenhada e vive sonhando no mundo da música. Ela nem entende como eles vieram a se tornar amigos. Mas, exceto por isso, sua vida é perfeita na cidade de Belleville.

Até que Lawrence desaparece. Ela começa a investigar, e percebe que ele não é o único a sumir na pequena cidade. Por trás de suas ruas tranquilas, há segredos sombrios e assustadores, e as pistas que Victoria encontra parecem apontar para um lugar em especial: o Lar Cavendish. As pessoas entram lá mas saem… diferentes. Ou então não saem.

Ignorada pelos adultos, ela se vê como a única capaz de tentar resolver o mistério e trazer seu amigo de volta. Mas, para isso, terá de abrir mão de sua vida perfeita.


E caso você tenha a Rede Social Skoob, irei deixar a seguir, a avaliação que cada um dos livros possuí na plataforma.

5 comentários em “5 Livros juvenis com a atmosfera sombria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s