O Segredo Sobre uma Estrela – Ana Clara Silva

E-book recebido em parceria com a editora Serpentine.

Uma fantasia infanto-juvenil maravilhosa de acompanhar. Uma história rápida com uma narrativa fluída que cativa pela simplicidade e docilidade do enredo e das situações abordadas. O livro certo para aquele leitor que está sofrendo com uma ressaca literária, aquele que procura uma leitura rápido ou mesmo o que quer iniciar no mundo da leitura.


“Me jogaram em um reino que não imaginava que existisse, onde há seres místicos, com um rei tirano. Exatamente como nos contos de fadas.”

Nome: O segredo sobre uma estrela
Autor: Ana Clara Silva
Editora: Serpentine
Páginas: 198


Sinopse: Em um dia comum de trabalho, Emma estranha um rapaz parado em frente a seu trabalho que a observa o tempo inteiro. No horário de almoço, querendo saber quem é aquele homem e o que ele quer, ela resolve falar com ele. A conversa é estranha e a moça não sabe se foge, se fica ou se grita, já que o rapaz diz que ela é a escolhida para libertar um reino chamado Shooting Star. Antes que possa negar ou aceitar a missão que lhe é imposta, o garoto coloca em sua mão um colar e ela desmaia em seguida… Infelizmente ou felizmente, quando Emma acorda se vê em um local totalmente estranho… O reino de Shooting Star.


O segredo sobre uma estrela” é aquele tipo de livro que cativa o leitor logo nas primeiras páginas por ter uma história simples, delicada e doce que consegue entreter com boas doses de ação, aventura, mistérios e uma pitada de romance para complementar. Um livro que por sua essência tem o poder de agradar o público mais jovem e também o público mais velho que busca uma boa trama de fantasia.

Ana Clara Silva possuí uma escrita simples e direta, sem enrolações e sem abusar de longas descrições ou detalhes excessivos que possam tornar a narrativa enfadonha. A autora é sucinta e detalha o suficiente para que o leitor consiga acompanhar a aventura e imaginar alguns pontos e locais específicos em que se passa o enredo.

“Todas as outras mulheres que recebem esses poderes são vistas com péssimos olhos por esse reino com pensamentos retrógados e estúpidos.”

Apesar de ter sentido falta de descrições mais elaboradas e detalhadas, essa falta não atrapalha a leitura e muito menos a imersão na trama. As revelações ocorrem de forma gradual na narrativa, contando ao leitor informações pertinentes referente a aventura de Emma ou aos mistérios que envolvem o reino de Shooting Star.

Uma protagonista curiosa

Uma coisa que achei interessante, mas que ao mesmo tempo me incomodou um pouco foi a curiosidade exacerbada de Emma. Não que isso não fosse bom pro enredo, afinal era perguntando que ela descobria e revelava ao leitor o que havia descoberto.

Porém, boa parte dos diálogos são compostos de perguntas e respostas e isso particularmente me incomodou um pouco, mesmo tendo em vista que eles possuíam a finalidade de explicar a trama e os segredos que envolviam a história.

Entretanto, devo salientar que a mente de Emma é incrível. A narrativa do livro é em primeira pessoa, o que faz com que o leitor se aproxime e se identifique com a protagonista que além de ser bastante curiosa, também tem pensamentos pertinentes e sacadas sarcásticas e irônicas que deixam a trama leve.

“É tudo tão previsível dentro da bolha. Acho que furar essa bolha e sair de dentro dela será uma grande aventura.”

A personagem é engraçada e afiada em suas ponderações o que torna a narrativa deliciosa de se acompanhar, principalmente por compreendermos suas estranhezas em relação ao reino em que está, como também as várias indagações referentes à personagens que surgem no enredo ou mesmo sobre sua trajetória e convicções.

Empatia

Um dos pontos que mais admirei em “O segredo sobre uma estrela” é o debate inserido sobre sermos empáticos com as pessoas, por mais que não as conheçamos.

Emma é uma personagem que tem a empatia pelo próximo em sua essência e vemos isso desde o início da trama, afinal ela aceita falar com um cara estranho que a estava observando e mesmo achando que o garoto era louco, ela o ouve, acreditando que talvez ele apenas quisesse desabafar. Além disso, quando Emma chega até Shooting Star e ouve os relatos das pessoas que vivem naquele lugar, ela tem certeza de uma única coisa; tem que ajudar a libertar aquele reino.

“Se não houvesse bondade em você, não estaria se arriscando para nos ajudar e isso é fundamental.”

Quando eu li, pensei que jamais faria o que Emma faz.

No entanto, devo admitir que a personagem ensina muito a nós leitores sobre ajudarmos sem querer nada em troca, sobre entendermos a dor do próximo e fazer o que estiver ao nosso alcance para ajudar a resolver um determinado problema. Emma não é apenas uma mulher empoderada, escolhida para realizar uma missão em um reino desconhecido, ela é a essência da empatia humana que nós deveríamos ter por nossos semelhantes.

Poderia ter mais personagens femininas…

Uma coisa que senti falta na história foi de um pouco mais de personagens femininas de destaque na trama. Não que a protagonista e as outras moças que aparecem não tenham sido suficiente na história, no entanto acredito que a autora poderia ter focado um pouco mais no desenvolvimento de algumas personagens que aparecem ao longo do enredo.

Por mais que todas as personagens femininas tenham a sua importância e relevância na história, eu senti que elas ficaram um pouco escondidas sob o protagonismo de Emma, não tendo um destaque mais aprofundado.

No entanto, saliento que isso é apenas uma consideração pessoal e de nada atrapalha no desenvolvimento e na imersão da leitura, visto que todos os personagens são muito bem desenvolvidos durante a história. Informo também que a autora está preparando uma continuação, que acredito que vá mostrar um pouco mais das personagens que tanto ansiei por conhecer mais a fundo.

A sensação de perigo

O segredo sobre uma estrela” é uma história que se passa muito rápido, uma aventura gostosa de acompanhar e que acontece com uma agilidade incrível. Os capítulos curtos e a narrativa em primeira pessoa de Emma tornam a história dinâmica , leve e fluída.

Porém, na minha percepção, acredito que esse dinamismo em um certo ponto acabou prejudicando um pouco a narrativa. Veja bem, eu como leitora não consegui ter uma sensação de perigo enquanto lia.

“Mas, não era uma noite comum como todas as outras, era uma noite sombria, como se alguma maldição tivesse recaído sobre aquele lugar.”

Emma estava sozinha em um local totalmente diferente do seu mundo, entretanto alguns contratempos que poderiam ter ocorrido na trama acabaram não acontecendo. E na minha visão, essas crises não ocorreram por dois motivos; o primeiro devido ao dinamismo da obra e o segundo devido há algumas conveniências que acontecem durante a narrativa.

Eu não considero nenhum desses pontos um defeito que atrapalhe na leitura, ainda mais por ser um livro infanto-juvenil, mas acredito que se Emma enfrentasse algumas crises aparentemente sem soluções ao longo da história, isso poderia ter tornado a trama um pouco mais densa e causado aquela sensação de euforia ao leitor.

O segredo sobre uma estrela” é uma aventura incrível que fala principalmente sobre ser empático com as pessoas, mesmo que você não as conheça. Uma história que carrega uma personagem feminina forte e decidida que mesmo se vendo diante de um dilema estranho, acaba aceitando por simplesmente ser uma pessoa boa de coração e empática com o próximo. Uma aventura deliciosa, capaz de levar o leitor a um reino mágico, repleto de criaturas místicas que se veem aprisionadas por um tirano sem coração.


Se interessou pelo livro? Quer adquiri-lo?
Compre através do nosso LINK da Amazon.

Se liga que quem tem o Kindle Unlimeted pode ler de graça.

Adquirindo a obra através do nosso link, você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a trazer cada vez mais conteúdo legal e bem trabalhado para vocês. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s