5 livros de fantasmas que você precisa conhecer

Olá leitores! Como vocês estão?

Para essa última quarta-feira do mês de Outubro, o famigerado mês do horror, resolvi trazer uma breve lista com 5 livros de fantasmas que você precisa conhecer.

Vale lembra que nem todas as obras citadas são voltadas para a temática horror/sobrenatural, algumas possuem um sentido metafórico, elucidando que os verdadeiros “fantasmas” são os sentimentos melancólicos carregados por personagens ou habitações.

Lembrando que esse não é um Top 5, mas sim, uma lista com 5 obras que abordam o tema.


Pedro Páramo – Juan Rulfo

Publicado em 1955 e escrito pelo mexicano Juan Rulfo. “Pedro Parámo” foi o primeiro dos dois únicos livros do autor e é considerada a obra fundadora da escola literária “Realismo mágico latino-americano”.

Sinopse: Na história acompanhamos o jovem Juan Preciado que no leito de morte de sua mãe, promete buscar por seu pai, o lendário assassino Pedro Páramo. Durante a procura, Juan descobre que seu pai havia falecido a muito tempo e durante sua jornada se encontra com inúmeras “pessoas” que carregam memórias de dor e histórias assombrosas sobre a crueldade implacável de Pedro Páramo.

O livro possui 176 páginas e foi publicado no Brasil pelo Grupo Editorial Record através do selo José Olympio.


Os condenados – Andrew Pyper

Publicado em 2015 e escrito pelo canadense Andrew Pyper, considerado o novo nome do medo clássico. “Os condenados” foi selecionado pela Revista americana DuJour como um dos melhores livros de suspense dos últimos anos.

Sinopse: Após passar por uma experiência de quase morte em um incêndio, Danny, diferentemente de sua irmã gêmea Ashleigh, sobreviveu e transformou sua tragédia pessoal em um livro que se tornaria um grande best-seller. No entanto, apesar de nunca ter superado a morte da irmã, o fantasma vingativo e possessivo de Ash o persegue, destruindo qualquer chance de felicidade de Danny e o condenando à solidão.

O livro possui 336 páginas e foi publicado no Brasil pela editora Darkside.

A estrada da noite – Joe Hill

Publicado em 2007 pelo estadunidense Joseph Hillstrom King, mais conhecido como Joe Hill. “A estrada da noite” é o primeiro romance do escritor, chegando a ganhar o prêmio “Bram Stocker 2007” de Melhor Primeiro Romance.

Sinopse: Na história acompanhamos o cinquentão Judas Coyne, um roqueiro que adora colecionar objetos macabros. No entanto, seu peculiar gosto o leva a adquirir em um leilão na internet um paletó supostamente assombrado pelo antigo dono. O que Judas não sabe é que o fantasma não é apenas real, mas também vingativo e está disposto a cobrar as dívidas que o roqueiro possui em seu passado.

O livro possui 359 páginas e foi publicado no Brasil pela editora Arqueiro.


Não durma – Michelle Harrison

Publicado em 2012 e escrito pela britânica Michelle Marie Harrison, mais conhecida como Michelle Harrison. “Não durma” é romance de estreia da autora em livros de horror voltados para o público jovem adulto.

Sinopse: Na trama acompanhamos o drama de Elliot, um garoto de 13 anos que após sobreviver a um grave acidente de carro, passa a sofrer com “paralisias do sono”. Em uma determinada noite, ao sofrer a sua típica “paralisia” acaba tendo seu corpo invadido por outro espírito que deseja viver de novo em um novo corpo, conquistando tudo que pertence a Elliot.

O livro possui 378 páginas e foi publicado no Brasil pela editora Bertrand.


Estranha Presença – Sarah Waters

Publicado em 2009 pela escritora galesa Sarah Ann Waters, mais conhecida como Sarah Waters. “Estranha presença” foi escolhido pelo site de notícias Salon como um dos melhores livros de 2009 e ganhou uma adaptação para o cinema no outono de 2018.

Sinopse: Na história acompanhamos a viagem do Dr. Faraday ao lar da família Ayres, que após o termino da Segunda Guerra tenta se readaptar a sociedade que começa a se reestruturar. No entanto, existe uma força inexplicável que ecoa nos corredores da outrora imponente mansão. O médico não sabe, mas o que o aguardava dentro das fachadas daquela residência mudará para sempre sua maneira de ver o mundo.

O livro possui 448 páginas e foi publicado no Brasil pela editora Record.


Se você curtiu o post, dá uma corridinha no Instagram do blog, lá temos outras 5 dicas de obras que lidam com a temática. Nos links abaixo, você pode comprar cada um dos livros que foram citados na postagem do Instagram.


Comprando pelo nosso LINK, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo cada vez mais conteúdos legais e bem trabalhados para vocês. 😉

9 comentários em “5 livros de fantasmas que você precisa conhecer

    1. No Brasil se não me engano temos três obras dele traduzidas. “O Galo de Ouro” e Pedro Páramo” sendo romances e “Chão em Chamas” sendo uma coletânea de contos.

      Quero muito ler toda a obra dele, é um baita de um escritor sensacional. Quando ler “O galo de ouro” vem me contar o que achou da leitura, vou adorar saber suas impressões *-*

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s