5 livros inspirados em Mitos, Lendas e Crenças

Olá leitores! Como vocês estão?

Para essa última quarta-feira do mês de Agosto resolvi trazer uma breve lista com 5 obras que foram escritas baseadas em lendas, mitos e crenças de algum país ou continente. Nem todas as obras citadas são fantasias, mas todas foram inspiradas em alguma história passada de geração em geração.

Lembrando que não é um Top 5, mas sim, uma lista com 5 obras que abordam o tema.


O Conto da Deusa – Natsuo Kirino

Escrito pela japonesa Mariko Hashioka sob o pseudônimo de Natsuo Kirino, famosa por seus livros de suspense e thrillers, a obra é o reconto de uma tradicional lenda japonesa sobre a criação do mundo.

Sinopse: Na trama acompanhamos o nascimento de duas meninas, Kamiku e Namina. Kamiku nasce com uma beleza incomum o que faz com que sua irmã, Namina, cresça a sua sombra, por esse motivo, Kamiku se torna a escolhida para se transformar em um oráculo e servir ao reino da luz enquanto que sua irmã é obrigada a servir o reino das sombras. A partir daí, Namina cresce com uma busca incessante por vingança por ter sido banida do mundo dos vivos.

No Brasil, o livro de 288 páginas foi lançado pela editora Rocco e você pode adquiri-lo através desse LINK.


A ponte entre os dois Mundos – Wallace William de Sousa

Escrito por Wallace William de Sousa e publicado pela editora PenDragon, o livro é uma grande surpresa nacional e aborda as crenças e mitos do povo Terena junto com crenças e mitos tradicionais da Rússia.

Sinopse: Após se mudar do Leste Europeu do sul do Brasil, para o Mato Grosso do Sul, a jovem Tatiana precisa aprender a lidar com a nova cultura que surge em sua frente e também com o fato de que começa a ser perseguida pelos deuses e criaturas místicas tradicionais de seu país natal, a Rússia, que parecem querer a garota a qualquer custo por algum motivo.

O livro possui 221 páginas e é comercializado pela Editora PenDragon. Você pode adquirir ao e-book através desse LINK, ou a versão física no site da editora.


Bruxa Akata – Nnedi Okorafor

Romance Nigeriano escrito por Nnedimma Nkemdili Okorafor, popularmente conhecida como Nnedi Okorafor-Mbachu, a história possui fortes influências de lendas, crenças e mitos Africanos e chegou a ser apelidada de “Harry Potter nigeriano”.

Sinopse: Na trama acompanhamos a vida de Sunny, que ao completar 12 anos descobre ser uma “pessoa-leopardo”, e assim se torna membro de um quarteto de estudantes mágicos, que pesquisam o visível e o invisível, aprendendo a alterar a realidade. Dessa forma ela é escolhida por um mentor e recebe uma faca Juju, um objeto mágico que lhe permite realizar feitiços. No entanto, as coisas ficam mórbidas quando um assassino de crianças começa a atuar e possui planos de abrir portais que podem desencadear o fim do mundo.

Lançado no Brasil pela editora Galera, o livro possui 322 páginas e você adquiri-lo através desse LINK.


As mil noites – Emily Kate

Escrito pela canadense Emily Kate Johnston, popularmente conhecida como E.K. Johnson, é uma releitura do clássico “As mil e uma noites”, e assim como a história original, possuí uma grande influência de mitos, lendas, crenças e costumes da cultura árabe.

Sinopse: Na história acompanhamos uma protagonista sem nome que ao ficar sabendo da visita do rei Lo-Melkhiin à sua aldeia, se desespera por saber que o mesmo desejará desposar sua bela irmã para então durante a noite de núpcias assassiná-la. Para proteger sua querida irmã, a moça então resolve ir para a corte e noite após noite seduz o rei com suas mais variadas e encantadoras histórias.

Lançado no Brasil pela editora Intrínseca, o livro possui 320 páginas e você adquiri-lo através desse LINK.


Crônicas dos Kane – Rick Riordan

Escrito por Rick Riordan, conhecido por ser o autor da tão bem sucedida série de livros de “Percy Jackson”. A trilogia de livros das “Crônicas dos Kane” tem como pano de fundo a mitologia egípcia, apresentando as crenças e mitos que envolvem a antiga civilização Egípcia.

Sinopse: Após a morte de sua mãe, Carter Kane viaja o mundo com seu pai, um famoso egiptólogo chamado Dr. Julius Kane. No entanto, após uma noite de natal em família o pai de Carter faz uma estranha promessa para seus filhos e desaparece sem deixar qualquer rastro. A partir daí, Carter e sua irmã mais nova, Sadie, embarcam em uma aventura para entender o que aconteceu com o pai e descobrem que por algum motivo os deuses do Antigo Egito foram despertados.

Lançado no Brasil pela editora Intrínseca, a trilogia possui cerca de 1326 páginas e você adquirir ao volume 1, volume 2 e volume 3, através dos respectivos links.


Se você curtiu o post, dá uma corridinha no Instagram do blog, lá temos outras 5 dicas de obras que lidam com a temática. Nos links abaixo, você pode comprar cada um dos livros que foram citados na postagem do Instagram.

Akhenaton – Agatha Christie
Filha da floresta (Trilogia Sevenwaters) – Juliet Marillier
Filha da Profecia (Trilogia Sevenwaters) – Juliet Marillier
Filho das Sombras (Trilogia Sevenwaters) – Juliet Marillier
Filhos de Sangue e Osso (O legado de Orïsha)Tomi Adeyemi
Araruama – O livro das SementesIan Fraser
Araruama – O livro das raízesIan Fraser
A maldição do tigre Volume 1, volume 2, volume 3, volume 4, volume 5 e volume 6


Comprando pelo nosso link, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo cada vez mais conteúdos legais e bem trabalhados para vocês. 😉

9 comentários em “5 livros inspirados em Mitos, Lendas e Crenças

  1. Legal, irei procurar por A Bruxa Akata, tema e autoria menos populares, deve ser bom, além de apreciar narrativa que pode fugir do lugar comum. A obra japonesa tb me parece interessante.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s